sexta-feira, maio 02, 2008

NÃO É PRECISO MAIS SER PESSOA JURÍDICA PARA REGISTRAR NA INTERNET UM DOMÍNIO.COM.BR.

INTERNET
Meu.endereço.na.rede
Não é preciso mais ser pessoa jurídica para registrar na internet um domínio.com.br

01 DE MAIO DE 2008.
.
Silas Scalione - Estado de Minas


.
Beto Novaes/EM
Luiz Cláudio Araújo e Flávia Soares, do Turbo Site: empresa mineira é uma das quatro autorizadas no país
.
A partir de hoje o domínio.com.br, usado por empresas com atividades comerciais genéricas na internet, também poderá ser registrado sob um CPF. Na prática isso significa que, a partir de agora, qualquer brasileiro pode criar esse registro, até então restrito a pessoas jurídicas. Inicialmente, o .com.br será o único da categoria genérica que permitirá registro tanto com CNPJ quanto com CPF.
.
A mudança, segundo o diretor de Serviços e Tecnologia do Registro.br, Frederico Neves, resulta do grande número de solicitações de usuários feitas à entidade. “O volume de pedidos de clientes para que isso ocorresse vinha crescendo diariamente e, nos últimos eventos públicos dos quais o Comitê Gestor da Internet no Brasil (www.cgi.br) participou, esse fato acabou vindo à tona. Com essa mudança, confirmamos também algo que já vem sendo dito sobre o grau de informalidade na economia brasileira. Quando não permitíamos que pessoas físicas registrassem o domínio .com.br, inibíamos o seu uso por donos de empresas que não tinham todos os registros”, explica Neves.
.
Para manter a transparência do registro de domínios .br, pessoas físicas responsáveis pelos endereços terminados em .com.br estarão sujeitas aos mesmos procedimentos das entidades cadastradas previamente.
.
A decisão do comitê deve contribuir para a manutenção da taxa de crescimento do .com.br, que, em 2007, foi de 20,5%. “Os domínios .br já somam 1,2 milhão, conseqüência da maior penetração da internet na sociedade brasileira”, diz Frederico Neves, ressaltando que, com a mudança, não haverá qualquer alteração operacional e os procedimentos e formas de registro serão os mesmos.
.
• ONDE PESQUISAR O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do CGI no Brasil, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da internet no país.
.
O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (www.ceptro.br.br) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da internet no país.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário