sexta-feira, março 07, 2008

A RELAÇÃO FARC-CHAVEZ É UMA BOMBA “A PONTO DE EXPLODIR”. COLÔMBIA.


BRUXELAS, 6 Mar 2008 (AFP) - O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, qualificou nesta quinta-feira como uma “bomba a ponto de explodir” o “claro apoio” do presidente venezuelano, Hugo Chávez, às Farc e à presença da guerrilha no Equador e reafirmou que nenhum insurgente terá proteção em “nenhuma parte”.

“Temos uma bomba a ponto de explodir e o que temos que fazer é desativar esta bomba que é o apoio claro do presidente Chávez às Farc e a presença das Farc no Equador”, disse Santos à AFP na embaixada da Colômbia em Bruxelas.
“Não quero me anticipar a nenhum tipo de fato, vamos agir com prudência. Mas de maneira nenhuma vamos interromper qualquer operação que permita capturar ou dar baixa a um alto membro desta organização terrorista”, disse, em uma referência à ação do exército colombiano que matou o número dois das Farc, Raúl Reyes, em território equatoriano.

“Nenhuma pessoa das Farc tem nenhum tipo de proteção em nenhuma parte”, acrescentou.

Apesar da advertência, o vice colombiano afirmou não acreditar em um confronto com Equador e Venezuela, antes de acusar Caracas de ser a “raíz do problema” nas atuais tensões regionais.

“Não acredito que vá acontecer nenhum tipo de enfrentamento. Isto seria uma loucura. Não vamos responder com força. Não vamos mover nenhum soldado para a fronteira. Não vamos cair em nenhum tipo de provocação militar, é importante que a comunidade internacional saiba disto de modo claro”.

O vice colombiano insistiu que “a revolução bolivariana do presidente Chávez é um projeto que pretende desestabilizar todas as democracias continentais” e representa uma “ameaça continental que deve ser levada a sério”.

Santos disse ainda que Bogotá aceita a resolução aprovada na quarta-feira pela OEA (Organização dos Estado Americanos), que considerou que a operação militar colombiana do fim de semana em território equatoriano “constitui uma violação da soberania” do Equador.

Ele ressaltou que os países latino-americanos não olhem apenas para o incidente e sim para o “problema básico”, que é a presença de acampamentos da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em território equatoriano e venezuelano.

“Entendemos que diante do incidente fronteiriço há uma posição que é muito clara.

Porém, também nos parece muitp importante que ls países entendam que isto vai muito além do incidente. A causa inicial do problema é uma alianças para desestabilizar a Colômbia criando as bases para desestabilizar outros países”, denunciou.

“Isto é apenas o princípio do que acredito ser uma batalha diplomática de longo prazo. Vamos a utilizar todos os mecanismos jurídicos, legais e políticos para que este tema seja resolvido, para que existam mecanismos de verificação muito claros por parte da comunidade internacional de que este apoio e esta presença das Farc termine”, completou.

Durante a visita a Bruxelas, Santos se reuniu com o chefe da diplomacia européia, Javier Solana, e outras autoridades da União Européia para defender a posição da Colômbia no conflito e apresentar os documentos em posse do governo de Bogotá que comprovariam a ligação das Farc com Chávez.

Fonte: France Press

Link: http://insightpublicidade.wordpress.com/2008/03/06/a-relacao-farc-chavez-e-uma-bomba-a-ponto-de-explodir/

quarta-feira, março 05, 2008

PARALELO DO BRASIL E VENEZUELA!!!





TAM ESTÁ FAZENDO VÔOS PARA LEVAR ARMAS BRASILEIRAS PARA CHAVEZ


Na prática o governo do PT tomou Partido da Venezuela, do coronel Hugo Chavez, o que se percebe claramente pela condenação aos atos de defesa da Colômbia, sem clara condenação das hostilidades praticadas pelas FARC e da omissão do governo do Equador quanto ao uso do seu território para empreender ações contra Bogotá.
. Além dessa defesa política, o governo Lula resolveu suprir o governo Chavez com armas, conforme foi denunciado ontem no Senado.
. A TAM transportou armas leves e insumos para fabricar gás lacrimogêneo, portanto transportou ferramentas mortíferas para que Chavez empregue contra seu próprio povo e seus opositores, que começaram a ganhar corpo nas críticas ao seu governo por se meter num assunto para o qual não foi chamado.
. Apesar dos desmentidos do ministro da Defesa, Nelson Jobim, persistem as denúncias de que a TAM fez quatro vôos para Caracas, com o intuito de transportar armamento mais pesado para ajudar Chavez.
. O Brasil não tem nada a ver com essa guerra e se tiver que tomar Partido, precisa ficar ao lado da Colômbia, porque ela enfrenta terroristas que a atacam de dentro, contando com o apoio de governos estrangeiros, conforme provas recolhidas no acampamento destruído no Equador.


LEIA a notícia a seguir do Valor de hoje:
JOBIM DESMENTE ENVIO DE ARMAS PARA A VENEZUELA
Raymundo Costa
05/03/2008Preocupações com a repercussão internacional da denúncia levaram ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao Senado para desmentir o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que discursara sobre um suposto esquema de fornecimento clandestino de armas do Brasil para a Venezuela. Jobim reconheceu remessas legais de munição e de matéria-prima para a fabricação de gás lacrimogêneo. O ministro da Defesa foi alertado sobre a denúncia pelos líderes do governo no Congresso e decidiu imediatamente dar explicações aos senadores.
O transporte das armas, segundo a denúncia, teria sido feito pela TAM. À noite, a empresa divulgou uma nota. Diz que, a pedido do Ministério da Defesa, realizou, "em caráter de urgência, uma pesquisa em seus registros dos últimos 15 dias, sem encontrar nenhuma exportação de armas". Em seguida, "iniciou buscas nos dias anteriores, localizando uma exportação de uma carga de revólveres Taurus para um importador venezuelano, totalizando 1.329,4 kg".
Na conversa com os líderes partidários, realizada no gabinete do presidente do Senado, Garibaldi Alves, Jobim deu a entender que as Forças Armadas brasileiras reforçaram a vigilância na Amazônia em razão do conflito envolvendo Colômbia, Equador e a Venezuela. A pergunta sobre o reforço da vigilância foi feita pelo senador Eduardo Azeredo (PSB-MG). O ministro disse que responderia pessoalmente, o que foi entendido por todos como uma confirmação.
Em seu discurso, à tarde, Virgílio atribuiu suas informações a uma empresa de inteligência denominada World-Check, segundo as quais quatro vôos secretos da TAM foram programados entre os dois países, sendo que o primeiro já teria decolado com uma tonelada e meia de armamentos, e os outros três levariam dez toneladas cada.
Segundo a empresa de inteligência, o tipo de armamento enviado e por enviar era desconhecido, mas a estimativa era de que entre 50 mil e 70 mil unidades seriam levadas e entregues a Hugo Chávez, nos quatro carregamentos.
Jobim chegou ao Senado cercado de militares de alta patente. Numa conversa breve, ele disse aos líderes partidários de que o Brasil não enviara armamentos para a Venezuela de forma ilegal. "A notícia não tem nenhuma procedência", disse Jobim. Segundo o ministro, o que houve para a Venezuela foram pequenas remessas de balas de borracha, munição para pistiolas Taurus e matéria-prima para a fabricação de gás lacrimogêneo.
Um dos senadores presentes, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), questionou a segurança do transporte de munição em vôo comercial. O ministro ficou de enviar mais informações para o Senado, mas mesmo a oposição se deu por satisfeita com as explicações. "Foi positiva a vinda dele", disse o senador Tasso Jereissati. Virgílio, que foi informado sobre a publicação da empresa World-Check por um funcionário do Palácio do Planalto, fez um novo discurso, no qual esclareceu que fizera a denúncia "sob ressalvas". Mas não gostou muito do que ouviu de Jobim: o tipo de material vendido à Venezuela se presta "à repressão de civis pela milícia chavista".

O QUE DIZ
a Folha de S. Paulo
O jornalista Clóvis Rossi bateu no ponto certo, no seu artigo na FSP: têm muita gente de "saia justa" neste caso das FARC. Gente que vai pra rua berrar pela violação de direitos humanos quando o que as FARC fazem há anos é feito pelos americanos ou por alguém da direita. Devem ter o rabo preso: abre a boca e apresentam os recibos das doações, tipo aquela dos US$ 5 milhões que a ABIN está careca de saber. Como diz o Rossi: "O que chama especialmente a atenção nesses episódios é o silêncio, denso, das mulheres que se dizem de esquerda".

CLÓVIS ROSSI
UM SILÊNCIO NADA INOCENTE
MADRI - Dizem que o presidente equatoriano, Rafael Correa, exige desculpas muito claras da Colômbia para voltar atrás em sua decisão de romper relações com o vizinho. É justo.
Mas também é justo que Correa peça desculpas aos colombianos -mais que ao governo da Colômbia- por ter permitido o "passeio" de reféns das Farc pelo Equador, conforme depoimento de um dos seqüestrados recentemente libertado. Ou, posto de outra forma: o Exército colombiano invadir território do Equador é condenável, mas as Farc adotarem o mesmo comportamento é aceitável?
Nesse conflito sul-americano que tem facetas bem macondianas, até pelos personagens envolvidos, um fato precisa ficar bem nítido e claro: luta armada contra um governo legítimo é intolerável. Apoiá-la é apoiar igualmente todas as violações aos direitos humanos praticados pelos delinqüentes das Farc, violações que ganharam a atenção da mídia a partir da libertação recente de alguns reféns, mas que são cometidas -eventualmente até piores- há muitíssimos anos contra muitíssimos reféns. O que chama especialmente a atenção nesses episódios é o silêncio, denso, das mulheres que se dizem de esquerda. Tiveram papel relevante, no Brasil, na luta pelo respeito aos direitos humanos. Como é que silenciam agora, quando há tantas barbaridades praticadas por um grupo que se diz de esquerda, mas é apenas criminoso?
Tratamento desumano a prisioneiros, quando praticado por ditaduras de direita, é inaceitável, óbvio. Mas vale quando praticados por "companheiros de rota"? Ou essas mulheres, como o presidente Hugo Chávez, respeitam o "projeto político" das Farc, o que inclui respeitar torturas, seqüestros e assassinatos? Abu Ghraib não pode, mas "cárcere do povo" na selva, com idênticas torturas, pode?

URIBE ACERTA TIRO FIXO EM CHAVEZ E CORRÊA

Entre no site www.polibiobraga.com.br e você vai encontrar o link para 13 documentos explosivos que as autoridades militares colombianas encontraram no notebook do bandoleiro Raul Reyes, número 2 das Farc, abatido nas selvas do Equador. O endereço é o site Terra, do grupo Telefônica, que é primo irmão do site do mesmo nome e que tem sede em Porto Alegre. Aliás, você fará bem se acompanhar a crise, on line, nos endereços www.terra.com.co, www.terra.com.ve e www.terra.com.ec, respectivamente da Colômbia, Venezuela e Equador. É um material melhor do que o outro – e bastante independente.


. O editor desta página também gosta muito do site www.eluniversal.com, da Venezuela.. Os documentos (as reproduções são dos originais) revelam relações carnais entre os bandidos narcoguerrilheiros das FARC e os governos do Equador e da Venezuela, inclusive reuniões entre os líderes colombianos e ministros de Quito.
. O mais grave de tudo é o documento que trata da venda de 50 quilos de urânio, material usado para a fabricação de bombas atômicas, sujas ou não.
. Venezuela e Equador não têm razão alguma no episódio, porque os dois Países servem de santuário para as agressões à Colômbia, inclusive fornecendo apoio logístico para os bandoleiros das FARC, algo que não se espera de nenhum amigo. Além disto, os dois governos foram apanhados com as calças nas mãos diante da fartura de documentos e provas contundentes amealhadas pelos militares da Colômbia.

. Não é por acaso que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, partiu para cima de Chavez e Corrêa. A iniciativa é sua, depois que cortou a cabeça da cobra e tirou da toca seus aliados em Quito e em Caracas.

. O Brasil? Ora, Lula e o PT adorariam apoiar Chavez e Corrêa abertamente, mas a responsabilidade de ambos é com o Brasil e não topariam entrar para a história como quinta-colunas do seu próprio País. É por isto que Brasília trata tudo com punhos de renda e caldo quente.

- Leia o artrigo “O golpe no coração das Farc foi o pior em 60 anos”, de Javier Rivero, no site www.terra.com.ve desta terça feira: http://www.ve.terra.com/terramagazine/interna/0,,OI2650200-EI8868,00.html

segunda-feira, março 03, 2008

POLICIAL DO EXÉRCITO.

Todos os Soldados servem à Pátria.
Os PEs servem ao Exército, cada um considera-se o próprio Exército.

PE DE ASFALTO!

ATACA, MASSACRA,
IMPÕE O SEU VALOR!
NÃO TEM MEDO DA MORTE
AO INIMIGO IMPÕE TERROR
SOMOS INFANTARIA
NOSSO LEMA É VIBRAÇÃO
ESTAMOS SEMPRE PRONTOS
A CUMPRIR QUALQUER MISSÃO
BRASIL ACIMA DE TUDO

PEEEEEEEEEEEEEEEH

Addson Costa – ex-CB-PE - 7º PEL PE (Natal-RN) 1990/1995.

A LENDA DA III LEGIÃO ROMANA.


A III Legião Augusta, criada e subordinada por César Augusto, o Júlio César, era a sua melhor e mais temida legião. Esta legião amava o imperador e o imperador romano lhe devotada toda estima, da qual ele somente admitia a perfeição nas batalhas. Porém, numa batalha contra as tribos revoltosas da Numíbia e Mauritânia, a legião sofreu grandes perdas, e teve que recuar. Júlio César, tanto que amava esta legião, da qual só admitia a perfeição, que resolveu puni-la com a décima de suas tropas, ou seja, a cada 10 soldados um deveria ser morto. E assim foi feito.


A III Legião, envergonhada, dispersou-se e foi habitar em esconderijos nas florestas e bosques do império romano. Depois de perseguidos pela deserção geral, viraram mendigos e ladrões das florestas. Os camponeses os consideravam como espíritos amaldiçoados das florestas.

Posteriormente, Otávio, sobrinho e Júlio César, na luta contra o governo temporário de Marco Antônio, sob o conselho temeroso de Cícero, descobre na biblioteca deste filósofo o registro da história da III legião perdida que tinha como símbolo um tridente (indicava o próprio III). Temeroso, vai às florestas em busca da III Legião para convocá-la em nome de seu tio.

Depois de quase ser linchado, a III Legião lembra do zelo e amor de César por si mesma, resolve lutar por Otávio contra as legiões subordinada a Marco Antônio, para assim resgatar sua dignidade da legião mais valente que já existiu. Durante a batalha, as legiões que apoiavam Marco Antônio ao ouvirem sobre a III Legião lendária, temeram e passaram para o lado de Otávio em nome de Júlio César. Assim a III Legião resgata sua honra e então Otávio se torna o novo imperador de Roma.

Vejo nesta lenda uma metáfora daqueles que um dia serviram ao exército brasileiro, foram os melhores soldados que puderam ser, defenderam e se fizeram a glória do exército. Mas mesmo assim, eles tiveram que ser punidos com a “décima”, a saída compulsória, não por culpa do comandante ou do Estado, mas pelas regras do jogo. Por uma fatalidade, o tempo, os bravos soldados da PE tiveram que abandonar aquilo que eles mais amavam para viveram ocultos e degradados na floresta que agora é de pedra. O tridente? Ainda é o nosso símbolo. O E de PE relembra o emblema da III Legião. Mas mesmo com a honra de soldados subestimada. Estes soldados estão prontos, a qualquer hora, em qualquer momento de suas vidas, a resgatarem esta honra no cumprimento do dever. Assim, o Brasil precisa saber que pode contar com uma III Legião Brasileira de soldados que amam, mas que estão tristes por não servirem no efetivo oficial, seja a missão e situação que for.


Se você que está lendo sente-se parte desta grande e poderosa legião, sempre que tiver oportunidade fale dela, relembre seus feitos e heroísmo, mesmo que hoje esteja deserdada de suas fileiras. Pois da oculta selva de pedra ainda podem se reorganizar e defenderem seu quinhão.

Ave, III Legião Brasileira! Ave, os PEs!


Addson Costa – ex-CB-PE - 7º PEL PE (Natal-RN) 1990/1995.

LEMBRAI-VOS DA GUERRA!!!

Permitam os caros irmãos inserir neste tópico estes versos, cujo o autor desconheço mas, que particularmente acho que cala fundo no nossos corações.

Lembrai-vos da guerra

Imensa formação de brancas cruzes,
Desfile mortuário de fantasmas,
Exótico mercado de miasmas,
Exposição de ossadas e de urzes…

Calado e mudo queda-se o canhão,
Apenas trevas cobrem a amplidão,
Que outrora foi um campo batalha…
Calada e muda queda-se a metralha,
É morta na garganta a voz do obus,
O sabre traiçoeiro não reluz
Dilacerando, ensangüentado a terra…
A paz voltou, é terminada a guerra.

Os heróis tombaram das alturas,
Os covardes e os bravos olvidados,
Seus feitos aos livros relegados,
Nada mais resta, apenas sepulturas.

E eu? Quem sou? Perguntam eu quem sou?
Pois bem, eu lhes direi: sou um soldado,
Igual a qualquer outro
que avançou, combateu, foi derrubado.

Cruzes iguais… Terrivelmente iguais…
Exército que cresce mais e mais,
No festim diabólico da morte.
Aqui jaz o covarde. Ali o forte.
Aqui dorme um estranho. Ali estou eu…
Mas ninguém sabe como ele morreu…
Não se lembram do campo de batalha,
Nunca ouviram o riso da metralha…
Não sentiram tremer o corpo inteiro
Ante o rugido brutal de um morteiro…
Não viram a cor dos olhos do inimigo.
Não sentiram o medo do perigo,
Que vos faz desejar a morte breve.
Nunca sonharam. Nunca, nem de leve.

Mas…

Nem todos se esqueceram do soldado
Que está longe, bem longe sepultado…

Mamãe, minha boa mãe, se tu soubesses
Que tua imagem adornei com flores,
Que tuas flores foram minhas preces,
Preces colhidas no jardim das dores…

Minha querida mãe, se te contasse
O medo que senti sem teu carinho,
Um medo horrível de morrer sozinho.
Medo mesmo que o medo me matasse…
Mas deixei meu abrigo e avancei
Julgando ver a morte a cada passo
Ao ouvir o sibilar de um estilhaço…
Parei… Pensei em ti… Continuei…

Minha querida mãe se te dissesse
Que quando derrubou-me uma granada
Atirando-me na terra enlameada,
Foi por ti que chamei desesperado.
Por um momento deixei de ser soldado
E fui novamente uma criança
Sentindo na morte a esperança
De ainda adormecer no teu regaço.
Mamãe. Matou-me um estilhaço…

Minha querida noiva, por que choras?
Relembras por certo as boas horas
Que passamos juntos. Só nós dois…
Íamos casar. Lembra-te ? E depois…
E depois uma casa retirada.
Cortinas nas janelas enfeitadas,
Tu me esperando… eu vindo do quartel…
A nossa casa um pequenino céu,
Aberto a vinda de um herdeiro…

Meu sonho, meu sonho derradeiro,
Foi de beijar-te antes de morrer.
Mas ao golpe frio da granada,
Beijei apenas a terra ensangüentada.

Mamãe, minha noiva, aqui se encerra
Uma história de sangue, esta é a guerra.
Não chorem. Tudo é terminado
Rápido como coisa de soldado…

Mas mamãe…

Se novamente a pobre humanidade
Mais uma vez em busca da verdade
Rufar seus tambores sobre a Terra
Anunciando mais sangue e outra guerra,
Se outro filho a Pátria te exigir,
Sem lágrimas mamãe, deixe-o ir…
Embora te destrua o coração,
Ainda que te alquebre a agonia
Faça-me um favor mamãe,
Peça a esse irmão,
Para que seja também da INFANTARIA!!

Alfredo Cândido - Capitão R/1 - PE - 1º BPEx/BPEB.

SER SOLDADO!!!


Há coisas na vida que foram feitas mais para serem sentidas do que explicadas. Por exemplo: Ser Soldado. Pode-se perguntar: "Que tipo de estímulo o leva a entregar-se aos sacrifícios sem a contrapartida de maior recompensa senão sentir-se realizado com a missão bem comprida?" Ou então: "Que o leva a saltar de pára-quedas, escalar montanhas, embrenhar-se na selva e na caatinga, cruzar os pantanais, vadear os rios e atravessar os pampas, indo a toda parte que a Pátria lhe ordenar, sem reclamar de nada?" Impossível responder. Afinal, ser soldado é um estado de espírito. "...Vale a pena ser soldado! Vale a pena ser do Exército Brasileiro!" E ninguém tente entender! Melhor apenas sentir..."



Addson Costa – ex-CB-PE - 7º PEL PE (Natal-RN) 1990/1995.