sábado, abril 12, 2008

ALUNO DA ESCOLA DE SARGENTOS DO EXÉRCITO MORRE AFOGADO NO SUL DE MINAS.

Aluno da Escola de Sargentos do Exército morre afogado no Sul de Minas
.
FERNANDA PENNA
.
Um aluno da Escola de Sargentos do Exército Brasileiro morreu afogado na manhã deste sábado, durante treinamento no Lago do Clube Atalaia, no bairro Atalaia, em Três Corações, região Sul de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima de 23 anos morreu por volta das 10h.
.
O treinamento ocorria com aproximadamente 50 militares alunos do curso de artilharia. Quando a guarnição dos bombeiros chegou ao local, o militar já estava com 11 minutos de imersão. Conforme os bombeiros, a guarnição efetuou o resgate da vítima com três minutos de operação e aplicou os primeiros socorros ainda no local. Em seguida, o jovem foi levado para o Hospital São Sebastião, mas já estava sem vida.
.

RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL - GRAVE AMEAÇA À SOBERANIA NACIONAL.

RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL - GRAVE AMEAÇA À SOBERANIA NACIONAL
.
A demarcação em terras contínuas da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, é um atentado à soberania nacional, pois se trata de um território ao longo da fronteira do país,consubstanciando uma ameaça à integridade nacional e à segurança nacional. A demarcação desse território foi homologada pelo presidente Lula em 2005,tendo o apoio de ONGs internacionais, sedendas em explorar os recursos nacionais na região, as quais têm manipulado os índios , chamando-os inclusive de nação, a fim de preparar o terreno para uma invasão estrangeira, que certamente utilizarão os falaciosos argumentos de intervenção em defesa das minorias etnicas e perigo de genocídio.
.
A Constituição da República Federativa do Brasil é clara ao estabelecer que cabem às Forças Armadas zelar pela nossa soberania e integridade territorial, portanto as Forças Armadas não podem se calar, tampouco se omitir diante de tamanho sacrilégio à Patria. Todo governo só tem legitimidade quando cumpre a Constituição e o que o Governo do presidente Lula fez ao homologar esse território foi um verdadeiro atentado ao território nacional, o que por si só justifica uma ação enérgica por parte das Forças Armadas para impedir esse crime de Lesa-Pátira. Nossa geração recebeu de nossos antepassados um território intacto e não seremos nós que permitiremos sua divisão!
.
Governo após governo, desde Fernando Collor, vêm tergiversando na defesa dos interesses nacionais, demonstrando que apesar de suas retóricas de oposição, são todos fantoches de interesses internacionais, estranhos à pátria. Os índios reivindicam a desocupação da reserva desde 15 de abril de 2005, quando o presidente Lula homologou a criação do território, que foi demarcado em 1998 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. O clima na região é preocupante, principalmente sobre a possibilidade de um conflito armado entre os índios internacionalizados e os arrozeiros, os quais foram se instalar no Estado de Roraima com a promessa de que poderiam permanecer lá, isso bem antes da criação das reservas.
.
O coordenador-geral do Conselho Indigenista de Roraima, Dionito de Souza, afirmou que "Os arrozeiros recorreram à violência, ao terrorismo e à guerrilha para atropelar a lei, para pisar naquilo que está escrito na Constituição do País, e acabaram sendo premiados com uma liminar do STF que favorece os interesses deles." Para Dionito, da etnia macuxi, o STF deu sinal verde para a violência. Ora, a argumentação do Sr Dionito está carregada de ensinamentos ideológicos contrários aos interesses nacionais, o que evidencia ser um discurso ensinado e martelado em sua mente, atendento assim aos interesses estrangeiros. Falar que é terrorismo a defesa da integridade do território nacional é de uma desfaçatez que beira à traição. Ademais, setores da imprensa estão tentando passar à população que os arrozeiros têm o apoio do Presidente venezuelano,Hugo Chávez, em uma nítida tentativa de jogar o restante da população brasileira contra os arrozeiros. Infâmia gravíssima desses jornalistas, os quais certamente não ficarão impunes, diante do tribunal da história do povo brasileiro.
.
É ponto pácífico entre os patriotas brasileiros que as reservas indígenas devem ter seu tamanho reduzido,como também não podem jamais ser situadas nas chamadas faixas de fronteira.Essa questão necessita ser revista imediatamente! Trata-se de uma questão estratégica, portanto cabem às Forças Armadas intervir incontinenti na região, a fim de evitar um conflito armado entre os arrozeiros e os índios, a fim de que não se apresentem as oportunidades desejadas pelas potências internacionais para intervirem na Amazônia.
.
MELQUISEDEC NASCIMENTO
COORDENADOR

sexta-feira, abril 11, 2008

MINISTRO JOBIM DIZ QUE BRASIL REAGIRÁ A POSSÍVEL INVASÃO DA AMAZÔNIA.

Ministro Jobim diz que Brasil reagirá a possível invasão da Amazônia
11 de abril de 2008.

BRASÍLIA - O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, informou que o Brasil reagirá caso ocorra uma eventual invasão pela guerrilha colombiana no território brasileiro. O ministro disse que batalhões militares já estão espalhados pela Amazônia para resguardar a fronteira. Segundo Jobim, atualmente, 27.236 homens entre Exército, Marinha e Aeronáutica estão na região, de acordo com informações do jornal O Globo.
Jobim disse ainda que os batalhões representam uma forma de responder às ameaças de invasão pelo país vizinho, mas foi incisivo ao ressaltar que não há conflitos registrados nas fronteiras e que fez visitas à região, conhecendo bem a atuação militar no local.
A Amazônia foi colocada como uma das prioridades por Jobim e pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, dentro da política de defesa que está em discussão e será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro. O ministro Mangabeira Unger disse que a Amazônia é uma das maiores preocupações do governo em relação à segurança.
De acordo com Jobim, o objetivo do governo é definir uma política de defesa para a região.

Fonte: Diário do Amazonas - TM
Foto: Antônio Cruz/ABr

SUCATEAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS.


PLENÁRIO / Pronunciamentos11/04/2008 - 11h08
Papaléo diz que setores da imprensa e da sociedade querem desgastar Senado
.
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (11) para protestar contra notícias negativas veiculadas pela imprensa, que atribuem ao Senado a culpa por um possível agravamento da crise financeira da Previdência Social devido ao fato de o Plenário da Casa ter aprovado, na última quarta-feira (9), projeto que extingue o chamado fator previdenciário e modifica a forma de cálculo dos benefícios previdenciários.
.
- O Senado não cometeu nenhuma irresponsabilidade ao aprovar uma medida que apenas tem por meta beneficiar o trabalhador - salientou Papaléo Paes, ao atribuir as notícias negativas a setores da imprensa e da sociedade que desejam "enfraquecer e desgastar" o Senado.
.
Em aparte, o senadorGeraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) classificou de uma "brutalidade" contra o trabalhador brasileiro a permanência, na legislação, do fator previdenciário. Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto (PLS 296/03), aplaudiu a decisão do Senado, uma vez que o dispositivo retira grande parte do salário do trabalhador na hora da aposentadoria.
.
O fator previdenciário é calculado considerando-se, na data de início do benefício, a idade e o tempo de contribuição do segurado, a expectativa média de sobrevida para ambos os sexos e uma alíquota de 31%, que equivale à soma da alíquota básica de contribuição da empresa (20%) e da maior alíquota da de contribuição do empregado (11%).
.
Militares
.
Papaléo Paes também voltou a pedir o reaparelhamento das Forças Armadas brasileiras e a melhoria salarial dos membros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Ele lembrou que as Forças Armadas estão sucateadas e registrou que há uma evasão de oficiais para a iniciativa privada em virtude dos baixos salários.
.
- O atual governo ofende todos os militares. Enquanto se diverte com os cartões corporativos, os militares, que dariam a vida pelo país, estão em situação calamitosa. Parece que os ministros do Planejamento [Orçamento e Gestão] e da Defesa, Paulo Bernardo e Nelson Jobim, estão a brincar com a segurança nacional - alertou o senador.
.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em aparte, propôs que a
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analise em profundidade a situação das Forças Armadas e dos militares brasileiros e recomende uma solução para os problemas detectados.
.
Papaléo Paes solicitou ainda o cumprimento da promessa do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), feita semana passada, de que o reajuste salarial dos policiais e bombeiros dos ex-territórios do Amapá, Roraima e Rondônia seria tratado junto com o aumento dos militares.
.
Cláudio Bernardo / Agência Senado
.

BRASIL - DESOCUPAÇÃO DE RESERVA VIRA CASO DE SEGURANÇA.

Brasil/Desocupação de reserva vira caso de segurança
.
Briga entre rizicultores e índios se acirra com denúncias de interferência de ONGs estrangeiras
.
BRASÍLIA - A desocupação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, deixou de ser uma briga localizada _ entre grandes produtores de arroz e índios _ para ganhar contornos de disputa jurídica e polêmica sobre segurança nacional. O embate foi acirrado anteontem pela suspensão da Operação Upatakon 3 da Polícia Federal – que retiraria os rizicultores da área –, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Também esquentou o debate a declaração do comandante do Exército na Amazônia, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, de que “Roraima está acabando, porque o território indígena é maior do que o do estado”. Coronel da reserva do Exército, fundador e membro do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, Geraldo Cavagnari endossou as declarações do general Heleno: “É inaceitável que ONGs estrangeiras, portanto que não têm compromisso com os interesses nacionais, estejam por trás dessa discussão em Roraima e, pior ainda, interfiram diretamente”, disse. “Cabe às Forças Armadas zelar pela nossa soberania e integridade territorial. Órgãos estatais como o Exército e a Polícia Federal não podem, em hipótese alguma, ter de pedir licença ao cacique para entrar em áreas indígenas.”
.
Defensor da retirada dos não-índios, o sertanista Sydney Possuelo, ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), lembrou a demarcação das terras indígenas, ainda no governo do presidente Fernando Collor de Mello. “Nossa tentativa era de obedecer à Constituição, que determinava cinco anos como prazo máximo para a demarcação de todas as terras indígenas”, disse ele, em outro artigo. “Da mesma forma que hoje, militares denunciavam a invasão iminente da Amazônia. Mais de 15 anos se passaram e a Amazônia brasileira continua tão brasileira como antes.”
.
Retirada foi suspensa pelo STF
.
A operação de retirada de não-índios da reserva estava prevista para ocorrer nesta semana, segundo informou o governador Anchieta Júnior (PSDB). Houve intensa pressão dos parlamentares do estado e de produtores rurais. Para o tucano, poderia haver “guerra civil”, com “derramamento de sangue”, se os agentes insistissem na retirada dos rizicultores da área de 1,7 milhão de hectares.
.
A tropa da PF e da Força de Segurança Nacional vinham preparando a Operação Upatakon 3 em meio a atos de violência, como a destruição de pontes e estradas. “Queremos acabar com esse clima de tensão para evitar a perda de vidas”, chegou a alertar o governador. A decisão do STF suspendeu a retirada dos não-índios até o julgamento do mérito. A Advocacia-Geral da União (AGU) já avisou, porém, que tentará reverter a decisão do Supremo. “Diante da premência do caso e do estado, que parece mesmo de conflagração, estou deferindo”, disse o relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, sobre o pedido do governador.
.
Criticaram a decisão o coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Dionito José de Sousa, e o ministro da Justiça, Tarso Genro. Sousa viu uma “violação aos direitos dos povos indígenas” e Tarso alertou para o risco de uma reação mais contundente dos 18 mil índios da região. (AE)
.

quinta-feira, abril 10, 2008

6º GAC COMEMORA SEMANA DO EXÉRCITO COM AÇÕES PARA A COMUNIDADE.

6° GAC comemora Semana do Exército com ações para a comunidade

Para celebrar a Semana do Exército, o 6° GAC realiza diversas atividades sociais e culturais voltadas para a comunidade rio-grandina. As comemorações têm início neste domingo, no bairro Cidade de Águeda, com uma Ação Cívico-Social, momento em que os moradores da comunidade terão assistência médico-odontológica, barbeiro e expedição de documentos gratuitos. As atividades serão realizadas das 8h às 18h.
.
Entre os dias 15 a 17 , das 9h30min às 16h30min, ocorrerá uma exposição de material de emprego militar na Praça Dr Pio, com estande de orientação para a carreira militar. No dia 18 de abril, às 10h, serão realizados um Culto Ecumênico no Quartel e uma Sessão Solene, às 18h, na Câmara Municipal do Rio Grande.
.
Já no dia 19 de abril, Dia do Exército Brasileiro, as comemorações têm início às 10h, através de uma Solenidade Militar realizada no 6º GAC, com a participação de diversas autoridades civis e militares e convidados.
.
Ao longo da semana, algumas escolas da cidade receberão a visita de militares que realizarão palestras sobre a História do Exército. Além da Campanha do Agasalho que será realizada durante esse período.A data é comemorada pelo fato histórico, ocorrido no dia 19 de abril de 1648, quando teve início a Batalha dos Guararapes, epopéia histórica que marcou a expulsão dos holandeses do atual Estado de Pernambuco. Foi a primeira no Brasil em que índios, negros e brancos se uniram contra invasores. Nádia Fontes
.

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU REITERA APOIO AO HAITI.

Conselho de Segurança da ONU reitera apoio ao Haiti
.
NOVA YORK, Nações Unidas (AFP) — O Conselho de Segurança reafirmou nesta terça-feira seu apoio ao governo do Haiti e à missão da ONU no país, liderada pelo Brasil, que enfrentam uma onda de manifestações contra a pobreza e o aumento do custo de vida, informou o presidente do organismo.
.
"Ressaltando a responsabilidade do governo e do povo do Haiti na estabilização do país", os membros do Conselho destacaram "a importância da manutenção de um apoio internacional forte para este país face aos desafios com os quais se depara em seu caminho para o desenvolvimento", declarou à imprensa o embaixador da África do Sul na ONU, Dumisani Kumalo, que preside o Conselho em abril.
.
Ele falou, em nome do Conselho, ao fim de uma sessão dedicada à análise da situação feita pelo representante da ONU no Haiti, Hedi Annabi, seguida de consultas.
.
"Os membros do Conselho reiteraram seu apoio ao governo haitiano e à Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) em seus esforços para assegurar a estabilidade, consolidar a democracia e criar condições que possam conduzir ao crescimento econômico, ao desenvolvimento social e ao fornecimento da ajuda humanitária", disse.
.
O Conselho também "lamentou fortemente a violência ocorrida no dia 4 de abril e as perdas de vidas humanas", condenando principalmente o ataque cometido neste dia contra bases da ONU na cidade de Cayes (sul).
.
Em uma entrevista concedida à imprensa, Annabi ressaltou que progressos reais foram obtidos no Haiti graças à ação da Minustah, mas que estes progressos eram "muito frágeis e reversíveis".
.
Em conseqüência, considerou que ainda não é chegado o momento para uma redução das tropas da Minustah. Mobilizada no Haiti há quatro anos, a força conta com cerca de 10.000 homens, dos quais mais de 7.000 capacetes azuis originários de mais de 60 países sob comando do Brasil.
.

ALIANÇA MILITAR DA AMÉRICA DO SUL É HETERODOXA, DIZ JOBIM.

Tempo real - 09/04/2008 13h25
Aliança militar da América do Sul é heterodoxa, diz Jobim
.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou há pouco que a proposta brasileira de criação de um conselho de segurança comum para a América do Sul não significa que a região tenha um "inimigo comum". Segundo o ministro, a aliança em discussão é "heterodoxa", ou seja, não pode ser comparada com alianças "clássicas", como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), criada em 1949 no contexto da Guerra Fria.
.
Jobim participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Questionado sobre o tema pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que sugeriu a audiência, Jobim destacou que a intenção do conselho é ser um fórum de discussão das questões nacionais, com atividades restritas a algumas ações, como intercâmbio de pessoal e ações conjuntas em missões de paz patrocinadas pela ONU.
.

MINISTROS DISCUTIRÃO COM LULA REAJUSTE PARA MILITARES.

Tempo real - 09/04/2008 13h44
Ministros discutirão com Lula reajuste para militares
.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que se reunirá na próxima quarta-feira (16) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para discutir o reajuste dos soldos militares.
.
Segundo Jobim, um complicador na negociação é o fato de as Forças Armadas terem 2/3 de seus componentes na ativa, enquanto 2/3 das despesas são relacionados ao pagamento de inativos (aposentados e pensionistas). "Isso ocorre porque a pessoa se aposenta em uma faixa maior de renda", justificou.
.
O ministro participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, no plenário 3.
.

AMAZÔNIA PRECISA DE PROJETO ECONÔMICO, AFIRMA UNGER.

Tempo real - 09/04/2008 14h06
Amazônia precisa de projeto econômico, afirma Unger
.
O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, afirmou há pouco que a Amazônia só pode ser defendida contra o desmatamento se houver uma estrutura social e econômica organizada na região. Para o ministro, há um "vínculo indissolúvel" entre os problemas da defesa, da preservação ambiental e do projeto econômico. "A Amazônia não é uma coleção de árvores, mas um grupo de pessoas que, se não tiver oportunidade econômica, vai desenvolver atividades desordenadas economicamente e acelerar o desmatamento", afirmou.
.
Segundo Unger, a Amazônia é a região de "maior foco" das preocupações atuais de segurança do governo.
.
O ministro participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, no plenário 3.
.

É PRECISO DEFINIR CRITÉRIO PARA REAPARELHAMENTO, DIZ JOBIM.

Tempo real - 09/04/2008 14h25
É preciso definir critério para reaparelhamento, diz Jobim
.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou há pouco que o reaparelhamento das Forças Armadas é um dos seus principais projetos, mas deverá ser discutido conforme critérios relativos às tarefas que serão desenvolvidas. "Os equipamentos devem ser instrumentos para a realização de tarefas, não devem antecipá-las", definiu. "Nessa fórmula, você coloca o equipamento como conseqüência da modelagem que fixarmos no debate."
.
Para o ministro, o fato de Brasil participar de duas "vertentes" na América do Sul - a Amazônica e a Platina (a outra é a Andina) - deve ser levado em consideração na escolha do armamento e também a realidade regional. "Não podemos colocar blindados na Amazônia, porque eles afundam", disse.
.
Nelson Jobim participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, no plenário 3.
.

AERONÁUTICA PODE SUBSTITUIR CAÇAS POR OUTROS PROJETOS.

Tempo real - 09/04/2008 14h31
Aeronáutica pode substituir caças por outros projetos
.
O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, admitiu há pouco a possibilidade de o governo adiar novamente a "compra custosíssima" de caças (substitutos dos Mirage) - assunto que vem sendo discutido desde o primeiro governo FHC.
.
No lugar do projeto FX, os recursos seriam direcionados a quatro outras iniciativas: a modernização máxima dos aviões da Força Aérea Brasileira, projetos de veículos não tripulados, colaboração com uma "potência estrangeira" no desenvolvimento de protótipo de caça de quinta geração e investimento "massivo" na formação de recursos humanos. Esta última opção é considerada a "mais importante" pelo ministro. A reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional prossegue no plenário 3.
.

MINISTRO DEFENDE MAIOR TRANSPARÊNCIA PARA FORÇAS ARMADAS.

Tempo real - 09/04/2008 14h45
Ministro defende maior transparência para Forças Armadas
.
No encerramento da audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, propôs que o Brasil desenvolva uma "tecnocracia civil" que permita questionar as Forças Armadas nacionais.
.
Segundo o ministro, essa tecnocracia é importante para um movimento de transparência das forças que precisariam "se abrir ao questionamento" da sociedade.Mangabeira sugeriu ainda que o Congresso Nacional se organize "de forma sustentada" para participar dos debates referentes à defesa do Brasil, "encontrando pessoas qualificadas" para ajudar o governo a definir políticas no setor.
.

GOVERNO PODE CRIAR SERVIÇO SOCIAL OBRIGATÓRIO PARA JOVENS.

Quarta-Feira, 9 de Abril de 2008, 12:57
.
Governo pode criar serviço social obrigatório para jovens
.
De A Tribuna On-line
.
O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, disse nesta quarta-feira que há estudos no governo para tornar o serviço militar "efetivamente" obrigatório no País.
.
Além disso, como há mais gente em idade de servir às Forças Armadas do que a necessidade efetiva de pessoal, paralelamente poderia ser criado um "serviço social obrigatório" para abrigar aqueles que forem dispensados do serviço militar.
.
Segundo Mangabeira, caso essa opção prevaleça, o recrutamento para as Forças Armadas respeitaria "dois grandes critérios": o vigor físico e capacidade intelectual e a representação "de todas as classes e regiões do País". As informações são da Agência Câmara.
.

JOBIM DIZ QUE LULA QUER RESOLVER PROBLEMAS FINANCEIROS DAS FORÇAS ARMADAS.

Jobim diz que Lula quer resolver problemas financeiros das Forças Armadas
.
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
.
Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer resolver os problemas financeiros das Forças Armadas. O ministro e o presidente participaram da cerimônia de apresentação dos novos oficiais-generais, no Palácio do Planalto.
.
Mais cedo, em outro evento, Jobim afirmara que o aumento salarial dos militares será parcelado e pediu paciência à categoria. Ele disse que ainda definirá o percentual do reajuste com o Ministério do Planejamento.
.
Já no Planalto, Jobim disse que "o presidente Lula tem pressa na solução dos problemas orçamentários e na definição do almejado aparelhamento da Marinha, do Exército e da Aeronáutica". E completou: "Quem pensa pequeno, fica pequeno. É hora de pensar grande, com arrogância e com audácia. E é este o nosso objetivo."
.
O ministro informou que na próxima semana irá à Venezuela, à Guiana e ao Suriname, para discutir a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa, órgão que poderá ser instalado ainda neste ano.
.
Sobre o Plano Estratégico de Defesa Nacional, que trata do reaparelhamento das Forças Armadas, confirmou que será entregue em setembro.
.

FORÇAS ARMADAS QUEREM JUROS MENORES EM EMPRÉSTIMO.

Forças Armadas querem juros menores em empréstimos
.
Marinha e Aeronáutica são as forças que pagam juros maiores
.
De: Agência O Dia
.
As Forças Armadas articulam baixar o teto dos juros do empréstimo consignado para toda a tropa. Querem taxas mais atraentes que as cobradas de servidores civis e aposentados do INSS e discutem a concessão de cartão de crédito para oficiais, praças e suas pensionistas.
.
Um parâmetro são as taxas cobradas do pessoal do Exército. Para a tropa verde-oliva, os descontos variam de 1,57% (1 a 6 meses) a 1,90% (37 a 48 meses) ao mês, bem abaixo dos 2,5% cobrados, por exemplo, dos aposentados do INSS. Além disso, a Força terrestre elevou o prazo máximo de financiamento para 48 meses, o mesmo da Marinha.
.
Na FAB, a informação é que os prazos maiores serão cortados, adaptando os novos empréstimos aos 48 meses. Na Marinha, a margem do vencimento a ser comprometida com as prestações ficará nos 30%, doendo no bolso de quem estava acostumado com margens mais generosas. Pensionistas que viram a possibilidade de rolar dívidas sumir com o corte da margem e inativos que torciam por crédito em um prazo maior estão assustados e temem que juros menores e cartão de crédito não passem dos estudos preliminares. Lembram que com os soldos congelados, o crédito tem sido a alternativa para manter as contas em dia.
.
“O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, não gosta de comparações, mas é inevitável comparar o salário do controlador de tráfego aéreo (R$ 1.700) com o do policial rodoviário, que, com a última negociação salarial, deverá receber R$ 7.500”, diz um sargento da FAB, para quem o adiamento do anúncio do reajuste dos soldos só vem aumentando o endividamento da tropa.
.

EXÉRCITO MONTA OPERAÇÃO MÃO AMIGA A PEDIDO DO GOVERNADOR DO ESTADO.

Exército monta operação Mão Amiga a pedido do governador do Estado
.
Data de Publicação: 9 de abril de 2008
.
A pedido do governador Jackson Lago e autorizado pelo presidente Lula, o 24º Batalhão de Caçadores, no Maranhão, montou a operação Mão Amiga para dar assistência aos desabrigados pelas fortes chuvas que caem no Estado, em especial no Vale do Mearim, onde estão localizadas as cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, duas das mais atingidas pela cheia do Rio Mearim.
.
O exército mobilizou a subunidade Companhia Gurupi, com 152 homens, para coordenar os trabalhos de retirada da população da área de risco, realizar o transporte de material de apoio aos desabrigados e distribuir kits com rede, lençol, toalha e colchão, disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo do Estado. “Essa é a nossa melhor companhia, composta por homens preparados para esse tipo de ação”, explicou o comandante do 24º BC, tenente-coronel Guedes.
.
Dentre os homens da Companhia Gurupi, está uma equipe especializada na área de Saúde, composta por 7 médicos, 14 enfermeiros, 3 dentistas e 2 farmacêuticos, que já realizou 3 mil atendimentos, onde foram detectadas doenças como erisipela, diarréia e difteria. Além do atendimento, o 24º BC também distribui medicamento para o problema diagnosticado.
.
Com a diminuição das águas em Trizidela do Vale e Pedreiras, o comandante deslocou parte de sua equipe para os povoados de Lage do Curral, no município de São Mateus e Lago Verde, em Matões, também à beira do Rio Mearim, e que estão inundadas com a vazante do grande volume de água que se concentrava em Trizidela e Pedreiras.
.
A Operação Mão Amiga foi montada durante a visita do governador Jackson Lago a Trizidela do Vale, na sexta-feira (04), na qual o tenente-coronel Guedes fazia parte da comitiva, e foi solicitada a participação do Exército nas ações de emergência montadas pelo Governo do Estado.
.
Acompanhado de seu Estado Maior, Guedes montou a sua estratégia de ação e fez um Levantamento Estratégico de Área (LEA), que mapeou as condições de transportes rodoviário, marítimo e aéreo, o tipo de vegetação, o tipo de relevo e os recursos disponíveis nos dois municípios para uma possível mobilização de emergência na região. Foram mobilizados o hospital e uma maternidade, com 20 leitos, uma policlínica com 10 leitos, armazéns, ônibus, etc.
.
O secretário Nacional da Defesa Civil, Roberto Guimarães, diante dos resultados alcançados, solicitou nesta terça-feira, que o 24º BC participe da segunda fase, que é reconstrução do que foi destruído pelas águas, e o retorno dos atingidos às suas casas.
.

PREFEITO DE CUIABÁ ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM EMPRESAS E EXÉRCITO.

Prefeito de Cuiabá assina termo de cooperação com empresas e Exército
.
Várzea Grande,
09/04/2008 - 08:35.
.
Da Redação
.
Hoje (09-04), logo mais, às 9h, a Prefeitura de Cuiabá assinará convênio de cooperação técnica com instituições e empresas privadas com o objetivo de desenvolver ações sociais, saúde e cidadania. A assinatura será realizada no Auditório “Mestre China” da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes, e será feita pelo Prefeito Wilson Santos e os parceiros.

Com o Exército Brasileiro, a Prefeitura irá desenvolver o Projeto de Ação e Cidadania nas Escolas. Com a Universidade de Cuiabá (UNIC), o termo de cooperação prevê a qualificação em informática básica para os professores da rede municipal de ensino. E com a rede de supermercados Modelo, o termo de parceria contempla a doação de 8 mil kits para o projeto Saúde Bucal.
.

ESTADO PRECISA FORTALECER A PRESENÇA NA AMAZÔNIA.

Estado precisa fortalecer a presença na Amazônia

Na foto: Parlamentares e militares embarcam em Manaus rumo à fronteira com a Colômbia
Crédito: Sizan Luis Esberci
Entre os dias 03 e 05, deputados da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional viajaram ao estado do Amazonas, à região da fronteira tríplice Brasil/Colômbia/Peru. A viagem atendeu ao requerimento do deputado Marcelo Serafim (PSB/AM) para conhecerem possíveis situações de conflito e à missão organizada pelo Exército Brasileiro para aproximar os parlamentares da realidade amazônica, região que ocupa 60% do território brasileiro.
.
A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), presidenta da Comissão da Amazônia, afirma que é fundamental que os parlamentares conheçam a Amazônia para que possam traçar políticas que traduzam a responsabilidade que o Brasil sempre teve sobre a região. "É fundamental afirmar a presença do Estado brasileiro na Amazônia, com um projeto de desenvolvimento sustentável que preserve a floresta em pé e distribua riqueza à população".
.
Da Comissão da Amazônia, participaram da missão a deputada Maria Helena (PSB/RR) e o deputado Sérgio Petecão (PMN/AC), 1ª e 2ª vice-presidentes da CAINDR, respectivamente, os deputados Marcelo Castro (PMDB/PI), Gladson Cameli (PP/AC) e Ilderlei Cordeiro (PPS/AC).
.
A convite do Exército Brasileiro, também viajaram os deputados Pepe Vargas (PT/RS), César Schirmer (PMDB/RS), Edinho Bez (PMDB/SC), João Almeida (PSDB/BA), Luiz Bittencourt (PMDB/GO), Édio Lopes (PMDB/RR) e Francisco Tenório (PMN/AL) e o chefe da assessoria jurídica da Secretaria Geral da Mesa – SGM – Fernando Sabóia.
.
O roteiro
.
Na quinta-feira, 03, recebidos no Comando Militar da Amazônia – CMA, os deputados ouviram uma análise político-militar da região e as ações do CMA feita pelo Comandante General Augusto Heleno. A pouca presença do Estado brasileiro e a capacidade do Brasil de proteger, preservar e desenvolver a região são as principais constatações dos parlamentares e militares. O Comandante foi enfático ao afirmar que não há ameaça iminente de conflito. Crimes ambientais, de contrabando e narcotráfico são combatidos pelo CMA diretamente e em apoio aos órgãos responsáveis que também carecem de infra-estrutura física e de pessoal. Depois da palestra, sobrevoaram o “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, onde se forma o Amazonas, e conheceram o Centro de Instrução de Guerra na Selva, criado em 1964, que prepara os soldados que combatem na floresta amazônica, chamados de guerreiros da selva.
.
Na sexta-feira, 04, os parlamentares se deslocaram a Tefé, a 1h20min de vôo desde Manaus, para conhecerem a 16ª Brigada de Infantaria da Selva, que comanda os pelotões de fronteira daquela região. À tarde, participam da formatura de aspirantes do 3º Pelotão Especial de Fronteira – PEF – em Vila Bitencourt, às margens do rio Japurá, fronteira com a Colômbia, a 1h25min de vôo desde Tefé.
.
Somente à noite chegaram ao 8º Batalhão de Infantaria da Selva em Tabatinga (Brasil), que faz fronteira com a cidade de Letícia, capital do Departamento Especial do Amazonas (Colômbia).
É a região da tríplice fronteira Brasil/Colômbia/Peru. À noite, um jantar com danças típicas colombianas e pratos regionais reuniu parlamentares e oficiais brasileiros e colombianos.
.
No sábado, 05, pela manhã, os parlamentares participaram da formatura de aspirantes no 8º Batalhão de Infantaria da Selva. Em Ipiranga Velho, às margens do Rio Içá, conheceram o 2º PEF, há 50 minutos de vôo desde Tabatinga, e participaram de nova formatura. Os dois pelotões de fronteira integram comunidades isoladas na selva, cujos acessos são apenas por avião ou barco. Além dos serviços militares, desenvolvem atividades sociais e assistenciais de educação, saúde e comunicação.
.
A partir de Manaus, durante toda a viagem, os parlamentares foram acompanhados pelo Alto Comando do CMA: General Heleno, General Fróes, General Peixoto e General Da Cás.
.
A avaliação
.
Para a 1ª vice-presidente da Comissão da Amazônia, deputada Maria Helena (PSB/RR), que integrou a missão, a visita permite que até mesmo os parlamentares amazônidas conheçam as realidades diversas daquelas dos seus estados. “Tivemos uma visão ampla do Comando Militar da Amazônia e de como são treinados nossos soldados para defender esta região tão importante. Vimos o quanto é fundamental a ação conjunta das três forças para que o Brasil tenha sua presença efetiva em defesa das pessoas que vivem aqui e da riqueza que temos aqui. Sentimos o quanto é importante a ação do parlamento brasileiro para esta região e o quanto podemos ser fragilizados se a presença do Estado brasileiro for tímida”.
.
O deputado Édio Lopes (PMDB/RR), presidente da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Forças Armadas na Amazônia, que reúne mais de 230 deputados afirma, que foi importante “ver in loco a falta de estrutura, às vezes obsoleta, que está à disposição das Forças Armadas”. Segundo ele, “não se pode imaginar um Estado que pleiteia sua inserção entre as maiores nações do mundo tratar as forças armadas da maneira como o Brasil as trata, principalmente na Amazônia”.
.
O CMA - Comando Militar da Amazônia
.
Com 25 mil soldados, o Comando Militar da Amazônia, sediado em Manaus, cobre 42% do território brasileiro, com 11 mil quilômetros de fronteira terrestre com 7 países sul-americanos – e outros 1 mil e 300 quilômetros de costa marítima. 28 organizações militares do Exército vigiam as fronteiras. Entre os pontos extremos de leste a oeste somam 3 mil quilômetros; de norte a sul, 2 mil quilômetros. 13 milhões de brasileiros moram na região.
.
A Visita organizada pelo Exército Brasileiro possibilita avaliar o valor estratégico e problemas da região, dar conhecimento da realidade regional e da faixa de fronteira, apresentar a importância do trabalho do Exército na Amazônia e sensibilizar os parlamentares para a realidade dos militares e para políticas de desenvolvimento e segurança de curto, médio e longo prazos na região.
.

EXÉRCITO LEVA CESTAS BÁSICAS PARA FAMÍLIAS DESABRIGADAS.

Exército leva cestas BÁSICAS PARA FAMÍLIAS DESABRIGADAS

O Exército esteve em Macau nesta segunda-feira, 07, para trazendo cerca de 350 cestas básicas (enviadas pelo Governo Federal) destinadas às pessoas vítimas das enchentes, principalmente os que residem na Ilha de Santana, pescadores e marisqueiros. O prefeito Flávio Veras passou todo o dia na Ilha de Santana acompanhando a entrega das cestas básicas. Os mais afetados com as enchentes são os que residem na Ilha de Santana ( cerca de 1.500 pessoas).
.

JUSTIÇA MANDA EXÉRCITO REINTEGRAR MILITAR LESIONADO DURANTE TREINAMENTO.

Justiça manda Exército reintegrar militar lesionado durante treinamento
.
Ação tem origem em Paranaguá.
Ele também receberá os soldos devidos
.
Redação Bem Paraná
.
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou na última semana a ordem de reintegração de Marcos Velozo Ramos às fileiras do Exército, para que seja prestada a assistência médico-hospitalar de que ele necessita até sua total recuperação ou reserva. O militar também deverá receber os soldos devidos desde o seu desligamento, em 2001.
.
Ramos ingressou com uma ação na
Justiça Federal de Paranaguá (PR) porque foi licenciado da função de corneteiro, apesar de estar fazendo tratamento para uma lesão no joelho sofrida em 1999. Segundo o militar temporário, a lesão, ocorrida durante treinamento para uma competição, o obrigou a passar por tratamentos médicos e cirurgias.
.
Em agosto do ano passado, a sentença de primeiro grau determinou, além da reintegração e do pagamento dos soldos devidos, que Ramos recebesse R$ 10 mil a título de indenização por dano moral. Tanto a União quanto o militar temporário apelaram ao TRF4.
.
Ao analisar o caso, o
desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, relator das apelações, entendeu que deve ser mantida a reintegração de Ramos, pois ficou demonstrada sua incapacidade temporária, provocada pela lesão adquirida enquanto estava no Exército. “Mostra-se indevido seu licenciamento sem a oportunização de tratamento de saúde”, destacou o magistrado.
.
O desembargador também confirmou o pagamento da remuneração a que Ramos teria
direito desde que foi afastado. Thompson Flores considerou que, nesse ponto, não devem ser descontados os valores que o militar recebeu da iniciativa privada, onde trabalhou na construção civil, após o desligamento do Exército. Para o relator, é natural que o autor da ação procurasse outro meio de sobrevivência, o que não afasta seu direito à remuneração.
.
Entretanto, em relação ao dano moral alegado, o magistrado destacou que o laudo pericial não conclui que a lesão tenha sido, necessariamente, causada pelo serviço militar. Para caracterizar o dano moral, concluiu o desembargador, “é imprescindível o reflexo do acontecimento nas relações da vítima com o mundo exterior, no plano social, objetivo, externo, de modo que ocorram situações de injustiça, abuso de poder, constrangimento, humilhação ou degradação, o que não está configurado no caso”. Ainda cabe recurso contra a decisão.
.

EXÉRCITO E BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO NA LAGOA DO MUNDAÚ.

Exército e Bombeiros realizam treinamento na Lagoa do Mundaú
.
(08/04/2008 10:02)
.
Nos próximos dias 9 e 10 de abril, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, vai realizar, na Lagoa do Mundaú – Pontal da Barra (por trás do BOPE) - o treinamento sobre travessia de curso d’ água (rios, lagoas, açudes etc) para os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e soldados recrutas incorporados no corrente ano de instrução.

O treinamento envolve assuntos relacionados com primeiros socorros, utilização de meios improvisados para travessia de obstáculos, confecção de balsas para transporte de material de combate, salvamento aquático etc.

EXÉRCITO REFORÇA COMBATE A MOSQUITO DA DENGUE NAS RUAS DO RIO.

Exército reforça combate a mosquito da dengue nas ruas do Rio
.
terça-feira, 8 de abril de 2008 15:30 BRT

.

Por Pedro Fonseca
.
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Exército trocou armas e munições por uma bolsa carregada de pó larvicida, nesta terça-feira, para atacar focos do mosquito da dengue nas ruas do Rio de Janeiro, mas especialistas alertam que a medida é ineficaz para combater a epidemia que atinge a cidade.
.
No primeiro dia de ação do Exército contra o mosquito "Aedes aegypti" nas ruas, os 300 militares, acompanhados de agentes de saúde, visitariam quatro mil imóveis na zona oeste da capital. Em todo o Estado, quase 60 mil pessoas foram infectadas pela dengue e 68 morreram neste ano.
.
A capital tem a situação mais grave, responde por mais de 41 mil desses casos e já teve 45 óbitos confirmados. Em todo o ano passado, foram 25 mil casos no município, com 26 óbitos.
"Hoje estamos colocando em prática o lado da mão amiga do nosso lema Braço Forte, Mão Amiga", disse à Reuters o tenente-coronel Ugo de Negreiros, comandante da operação de combate aos focos do mosquito na rua, que deve continuar por 30 dias. "É um combate que nosso soldado não está acostumado, a gente não vê o inimigo", acrescentou.
.
Após receberem o larvicida em uma praça militar no bairro de Relango, os soldados, acompanhados de oficiais, foram bem recebidos nas primeiras casas visitadas na manhã desta terça. Além de aplicar o produto, eles instruíam os moradores a eliminar os potenciais focos de reprodução do mosquito.
.
Cerca de 1.200 homens do Corpo de Bombeiros já vinham exercendo a mesma atividade dos militares desde o mês passado, mas especialistas criticaram a ação, considerando-a ineficiente para deter a disseminação da doença.
.
"Num instante de epidemia, não adianta ficar recolhendo criadouro, vaso de planta, caixa d'água, tem é que matar o mosquito adulto através de inseticida", disse por telefone o biólogo Alvaro Eiras, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, que criou uma armadilha contra o mosquito da dengue.
.
A solução apontada por Eiras, cuja invenção permite a identificação de locais com maior infestação do inseto, seriam os carros fumacê, que têm sido pouco vistos pela população do Rio de Janeiro durante o surto deste ano.
.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 17 fumacês estão circulando pela cidade diariamente, menos da metade dos 35 carros que estavam em ação durante a epidemia de 2002, que deixou 91 mortes em mais de 280 mil casos no Estado.
.
Para o entomologista da Fundação Oswaldo Cruz Anthony Érico, especialista no mosquito "Aedes aegypti", a aplicação de larvicida é uma medida paliativa, que tem duração máxima de 20 dias.
.
"O biolarvicida tem uma ação ativa de apenas 20 dias, se for uma vez só e não voltar mais, não adianta nada", disse. "A aplicação do larvicida é uma coisa pontual e de validade muito rápida", explicou.
.
Érico acredita que os fumacês também não são adequados para o combate ao vetor, uma vez que "o mosquito da dengue é caseiro", e aponta como solução a educação da população a respeito da doença.
.
"As pessoas recebem informação mas não são educadas a combater o mosquito. Como o Rio de Janeiro vai conviver para sempre com esse mosquito, a campanha teria que estar nas escolas, para que a criança aprendesse sobre o mosquito."
.
Antes da participação no combate ao "Aedes aegypti", o Exército já tinha montado um hospital de campanha para ajudar no atendimento de pacientes infectados com a doença. Marinha e Aeronáutica também contribuem no atendimento com hospitais temporários.
.

ARROZEIRA ORGANIZA ABAIXO-ASSINADO PARA PEDIR ATUAÇÃO DO EXÉRCITO EM RORAIMA.

7 de Abril de 2008 - 20h25 - Última modificação em 7 de Abril de 2008 - 20h54
.
Arrozeira organiza abaixo-assinado para pedir atuação do Exército em Roraima
.
Marco Antônio Soalheiro Enviado especial
.
Boa Vista - Integrante do grupo de grandes arrozeiros que resistem em deixar a Terra Indígena Raposa Serra do Sol , a empresária Izabel Itikawa decidiu coletar assinaturas para um documento que pretende entregar na quarta-feira (9) ao Comando Militar da Amazônia, em Manaus.
.
A esperança dela é convencer o Exército a intervir no estado e evitar um confronto entre moradores e a Polícia Federal. “Acreditamos que a história do Exército sempre foi em favor da pátria e que ele pode fazer um trabalho de pacificação da região. A classe do agronegócio lamenta a atitude arbitrária do governo federal”, disse a arrozeira.
.
Itikawa contou ter adquirido, em 1991, uma área na zona rural do município de Normandia com escritura pública de 1928 e que "não pertencia" à terra indígena. “Depois a demarcação cresceu e tomou conta da nossa fazenda”, reclamou, ao argumentar que na época da compra consultou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que não teria feito objeções à localização da parcela de terra.
.
Após afirmar que admite cumprir a lei, desde que receba indenização justa e seja realocada em área compatível para a produção de arroz, a empresária disse que "na minha conta nunca foi depositado nada” E ressaltou que gera empregos para "índios abandonados pela Funai [Fundação Nacional do Índio]”, com carteira-assinada, apesar de não saber precisar quantos.
.
Desde a última quinta-feira os arrozeiros paralisaram suas atividades em protesto contra o governo federal, segundo Izabel Itikawa, sem prazo para voltar. No pátio do silo da empresa, funcionários comentavam que todos os acessos à Terra Indígena Raposa Serra do Sol tinham sido obstruídos por pessoas simpáticas à causa dos arrozeiros.A Associação dos Arrozeiros de Roraima sustenta que o segmento gera mais de 7 mil empregos diretos.
.

BATALHÃO "BORBA GATO" RECEPCIONARÁ MAIOR AUTORIDADE DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Batalhão “Borba Gato” recepcionará maior autoridade do Exército Brasileiro

.

07/04/2008 - 10h30

.
General Enzo Martins Peri, autoridade máxima do exército Brasileiro estará em Pindamonhangaba no próximo dia 10 de abril

Da redação

.

Nesta semana, as atenções estarão voltadas em Pindamonhangaba para a visita da maior autoridade do Exército Brasileiro em terras valeparaibanas, o que mobilizará todo um aparato de segurança com soldados e veículos militares.

.

De acordo com nota à imprensa enviada pelo Coronel da Arma de Engenharia RONALDO BARCELLOS FERREIRA DE ARAÚJO, Comandante do 2º Batalhão, “Batalhão Borba Gato” e da Guarnição Federal de Pindamonhangaba, estão sendo ultimado os preparativos para a recepção do Exmo Sr.

.

General de Exército ENZO MARTINS PERI à Pindamonhangaba, que tem chegada prevista para as 8h00 de quinta-feira, dia 10 de abril.A visita do General Enzo Martins Peri será a primeira oficial à cidade, oportunidade em que conhecerá as Organizações Militares do Exército Brasileiros que estão localizadas em Pindamonhangaba.

.

A presença do Exmo General Enzo também deverá atrair a vinda de outras autoridades, comandantes de guarnições militares em todo Vale do Paraíba e o Cone Leste

.

A solenidade de recepção ao Sr. Comandante do Exército Brasileiro está programada para acontecer na Praça Padre Faria Fialho, dia 10 de abril, data em que também se comemora o “Dia da Arma de Engenharia”.

.

SARGENTO DO EXÉRCITO É PRESO APÓS ATROPELAR QUATRO PESSOAS

07/04/2008 09:27
.
Sargento do exército é preso após atropelar quatro pessoas
.
Mercosul News
O sargento do exército Vanderlei Funke da Silva, lotado no 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado) de Ponta Porã, foi preso na madrugada de hoje, por volta das 4h, depois de atropelar quatro pessoas em frente à Explode Car, próximo ao trevo de acesso ao campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) no município.
.
O militar dirigia uma camioneta Ford Ranger, placas BHN-6901. As vítimas foram Francisco Sarat Fernandes, Gregório Dias Barros, Elisângela Benites Echeverria e Sérgio Sarat Fernandes. De acordo com Edson de Almeida e Jéferson Arlan Bruno, o sargento fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.
.
Os quatro jovens foram socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhados ao hospital regional. Todos apresentavam lesões pelo corpo. Uma das vítimas foi internada em estado grave. Uma viatura da Polícia Militar conseguiu interceptar o acusado na Rua Antônio João, próximo ao 11º RC Mec, mas ele não atendeu à ordem de parada.
.
Segundo os policiais militares, Vanderlei jogou diversas vezes sua camionhete contra a viatura da PM e só parou em frente ao quartel do Exército, onde desceu em visível estado de embriaguez. Sobre não ter socorrido as pessoas que atropelou, o sargento disse que tudo começou porque havia prestado socorro a uma menor que estava sendo espancada por diversas pessoas.
.
Que ao tentar deixar o local, as vítimas tentaram lhe impedir, quando então arremessou seu veículo deliberadamente contra os jovens. A PM acionou o Oficial de Dia do 11º RC Mec, tenente Patrik, momento em que foi dada voz de prisão ao acusado, que foi conduzido ao 1º DP pelo 2º sargento Marques, sem lesões corporais, juntamente com o veículo.
.

RELATÓRIO DO EXÉRCITO REVELA ENVOLVIMENTO DE TRÊS EX-MILITARES NO TRÁFICO NA PROVIDÊNCIA

Publicada em 07/04/2008 às 09:12
.
Relatório do Exército revela envolvimento de três ex-militares no tráfico na Providência
.
Marco Antônio Martins - Extra
.
RIO - O Exército descobriu que três ex-militares que integraram suas tropas fazem parte da
quadrilha de traficantes do Morro da Providência - justamente a favela ocupada há três meses pela Força para garantir as obras do projeto Cimento Social. O programa prevê reforma de 782 casas da favela .
.
O EXTRA teve acesso ao levantamento feito pelo Comando Militar do Leste (CML) que identificou os ex-militares. Dois deles são ex-soldados; o outro, um ex-cabo do Exército. Um dos supostos envolvidos seria um ex-soldado, de 20 anos, que no Morro da Providência é conhecido pelo apelido de Jacaré
.

Outro ex-soldado que atua no tráfico foi expulso do Exército em 2002. Ele é um ex-integrante da Brigada Pára-quedista, que seria próximo dos irmãos traficantes Leonardo e Evanílson Marques da Silva, respectivamente, Sapinho e Dão, ambos presos.
.
Presa fácil para o crime
.
Outro que integraria o grupo seria um ex-cabo, de 25 anos. O ex-militar, que mora no morro, é chamado de Cabo Armeiro por ser responsável pela manutenção e conserto das armas dos traficantes da Providência.

.
O ex- cabo é responsável pelas instruções para o manuseio de fuzis e pistolas do tráfico. Ele é considerado um desertor pela Força.

.
- É uma coisa que a gente corre risco. O soldado passa anos e quando deixa a Força se torna uma presa fácil para o crime, pelo problema de empregos no país - disse o general
Williams Soares, coordenador da ocupação na Providência .
.
Crivella nega ter assessor
.
Na edição de domingo, o EXTRA revelou que durante uma reunião, no Morro da Providência, um dos participantes falou
(ouça o áudio) a três oficiais do Exército que traficantes teriam garantido que "não haveria qualquer retaliação desde que não fossem incomodados". O caso é descrito em um relatório confidencial da Força Armada e aponta como interlocutor dos criminosos um assessor do senador Marcelo Crivella, chamado de Eduardo.
.
O senador é responsável por obter as verbas para a reforma de 782 casas, no programa Cimento Social.
Crivella negou o fato.


- Não tenho assessor no morro - limitou-se a dizer o senador.
.
No sábado, durante a visita do ministro das Cidades, Márcio Fortes, dois homens se apresentaram aos jornalistas como assessores do senador Crivella.

.
FONTE: http://extra.globo.com/rio/materias/2008/04/06/relatorio_do_exercito_revela_envolvimento_de_tres_ex-militares_no_trafico_na_providencia-426717663.asp

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA - 2009

Fórum Brasileiro de Segurança de 2009 será sediado no Estado
.
.
O Espírito Santo vai sediar o Fórum Brasileiro de Segurança de 2009. O evento está previsto para acontecer entre os meses de março e abril. A decisão do Espírito Santo sediar o Fórum surgiu durante o II Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que ocorreu Pernambuco no final do mês de março.
.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Rodney Rocha Miranda, a aprovação do Estado para sediar o evento demonstra o interesse do Governo no setor e o reconhecimento das demais unidades da federação quanto aos esforços realizados pelas autoridadeslocais.O Fórum promove periodicamente encontros voltados a reunir policiais, gestores e pesquisadores de segurança pública de todo o país para a troca de experiências, apresentação de trabalhos e debates de temas pertinentes à área.
.
O primeiro Encontro Anual do Fórum aconteceu nos dias 25 a 27 de abril de 2007, em Belo Horizonte (MG), contando com mais de 400 policiais e demais profissionais de todo o país. Representando o Estado estiveram presentes o vice-governador, Ricardo Ferraço, o secretário da Sesp, Rodney Miranda, além de técnicos do Estado.
.

domingo, abril 06, 2008

EQUIPE DO EXÉRCITO CONQUISTA O TRI E BATE O RECORDE DO SUPER 40 KM NO RIO DE JANEIRO

ATLETISMO
.
Equipe do Exército conquista o tri e bate o recorde do Super 40 Km no Rio de Janeiro
.
06/04/2008 - 15:23:31 - por FS - AI ZDL
.
A equipe do Exército confirmou o favoritismo e conquistou o tricampeonato do Super 40 km de Revezamento, prova disputada na manhã deste domingo no Aterro do Flamengo, no Rio. O time de 10 corredores completou a prova em 2h02min53, e marcou novo recorde, 2min53 abaixo de sua própria marca no ano passado. No feminino, a vitória foi do Maratona Clube Brasil e Proforma, comandado pela ex-atleta Janete Mayal, com o tempo de 2h52min18.

O Rio de Janeiro amanheceu neste domingo com o tempo nublado e a temperatura amena, em torno de 18 graus, condições perfeitas para a disputa de uma competição que reuniu corredores amadores e alguns iniciantes no esporte.

O Super 40 chega à sexta temporada como o principal circuito de revezamento do país. A prova de 40 km reúne equipes de 10 corredores, em sua maioria, facilitando a integração de amigos e iniciantes no esporte. Cerca de 800 equipes participaram da abertura da temporada, com destaque para a Academia Proforma, que teve 21 equipes, a Bodytech, com 18 e a Cia Athletica, com 11. Entre os grupos de funcionários de empresas, a TV Globo compareceu com 15 equipes, seguida da CAIXA, com 13, e Golden Cross, com 11.

A largada foi dada pelo medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira, que integra o programa Heróis do Atletismo, patrocinado pela CAIXA. Desde o início, ficou claro que a equipe da Comissão Desportiva do Exército (CDE) não teria adversários. Seus atletas saíram na ponta e mantiveram a liderança a cada revezamento de 4 quilômetros. No final, Reginaldo Campos fechou o percurso com o tempo de 2h02min53, baixando o recorde de seu time em quase três minutos. Em 2007, a equipe do Exército venceu com o tempo de 2h05min44.

O grupo do Exército reuniu dois atletas profissionais – José Gutembergue Ferreira, que treina em Petrópolis com Henrique Viana, o técnico de Franck Caldeira, e o próprio Reginaldo, treinado por Adauto Domingues, técnico de Marilson Gomes dos Santos -, os cariocas Weder Dias Ferreira e Sérgio Machado, Alisson Vieira, do interior do Rio Grande do Sul, Fabrício Borges, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Laerte Lodi, de Porto União, em Santa Catarina, e os paranenses Marcelo Vecchi, Valdir Batista e Alessandro de Souza.

O time treinou na Urca, no Rio de Janeiro, nas últimas três semanas depois de vencer uma seletiva entre os melhores corredores do Exército. "Fizemos um treinamento para baixar nosso recorde e deu tudo certo neste domingo", explicou o coordenador do grupo o major José Carlos Pinheiro. Segundo ele, estes corredores representarão o Brasil no Mundial de Maratona Militar, em outubro, em Capri na Itália, mesmo mês em que alguns deles estarão na Corrida de 10 Milhas do Exército Norte-americano para defender o título conquistado individualmente e por equipes no ano passado. Esta prova reúne 26 mil atletas de todo o mundo e foi vencida por José Gutembergue em 2007.

Se no masculino, o ritmo foi muito forte, o mesmo não se repetiu no feminino. Mesmo liderando a prova inteira, a equipe comandada pela ex-atleta Janete Mayal, a Maratona Clube Brasil e Proforma venceu com o tempo de 2h52min18, bem inferior à marca do ano passado. Mesmo assim, o grupo de 10 corredoras cariocas fez muito festa na chegada.

"Sabia que íamos lutar pelo pódio, mas conquistar a vitória foi muito importante, pois é a estréia desta equipe em provas do gênero", explicou Mayal, que atualmente treina 20 corredores em uma área da Lagoa. Mayal divide o comando do time com a portuguesa radicada no Rio, Rita Borralho, que está em seu país por causa de um problema de saúde. A equipe reúne corredoras amadoras de várias atividades. As domésticas Margareth de Souza, Maria Aparecida Ângelo e Antonia Lemos, a psicóloga Vanessa Protásio, a administradora Denise Cesca, a comerciaria Adaide Jesus, a contadora Roselina Monteiro, a advogada Andréa Folegatti, a estudante Danielle Carvalho e a personal Janete Mayal.

A atriz Lucélia Santos também participou da prova. Ela completou os quatro quilômetros em 15min51 e sua equipe fechou o percurso em 4h02min25.

O organizador do Super 40, Thadeus Kassabian, da Yescom, empresa responsável por algumas das principais provas de rua do país, como a Maratona de São Paulo, Meia Maratona do Rio, Volta da Pampulha e São Silvestre, está otimista com o futuro deste tipo de prova. "O Super 40 tem um grande potencial de crescimento. Em 2009, acredito que teremos 10 mil corredores aqui no Aterro do Flamengo."

Nesta temporada, o Super 40 tem mais três provas programadas. Em São Paulo, no dia 18 de maio, em Belo Horizonte, em 17 de agosto e, em Brasília, em 28 de setembro.

Resultados

Masculino:
1.- CDE (Comissão Desportiva do Exército), 2h02min53
2.- Lauter Nogueira Sports/Asics, a 2min08
3.- Montevérgine, a 8min37
.
Feminino:
1.- Maratona Clube Brasil e Proforma, 2h52min18
2.- Toscano Preparação Física, a 16min57
3.- Chão do Aterro, a 17min22
.