sábado, janeiro 16, 2010

MILITAR ADMITE QUE BRASIL PODE ENVIAR MAIS TROPAS AO HAITI.

MILITAR ADMITE QUE BRASIL PODE ENVIAR MAIS TROPAS AO HAITI



Sáb, 16 Jan, 02h56



Um militar membro da força de paz do país verifica os sinais vitais de um homem resgatado dos escombros três dias após o terremoto que devastou Porto Príncipe, no Haiti, 15 de janeiro de 2010. O Brasil poderá enviar mais tropas para a missão que atua no Haiti, considerando a devastação causada no país pelo terremoto do início desta semana, admitiu uma autoridade militar brasileira neste sábado, 16 de janeiro de 2010.
REUTERS/Eduardo Munoz

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil poderá enviar mais tropas para a missão que atua no Haiti, considerando a devastação causada no país pelo terremoto do início desta semana, admitiu uma autoridade militar brasileira neste sábado.


"A Defesa trabalha com essa possibilidade, embora não possa confirmar no momento. Vai depender do que a situação vai exigir", afirmou a jornalistas o contra-almirante Paulo Zuccaro, subchefe do Comando do Estado Maior, ao ser questionado sobre o assunto.


Ele disse que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica possuem tropas de prontidão para o caso de necessidade e lembrou que, quando o terremoto ocorreu, a força brasileira se preparava para uma troca de contingente.


"Estamos em condições de reiniciar o revezamento (de contingente)", acrescentou.


O Brasil, que lidera a missão de estabilização criada em 2004 para restaurar a ordem no Haiti, conta com mais de 1.200 militares naquele país.

O terremoto de terça-feira matou 14 militares brasileiros, além da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.


Ainda não há previsão de chegada dos corpos dos militares ao Brasil. O corpo de Zilda Arns já está em Curitiba, com enterro previsto para o final da tarde deste sábado.


COOPERAÇÃO


Ao comentar declaração do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que esteve no Haiti e defendeu a presença de militares brasileiros no país por pelo menos mais cinco anos, o embaixador Antônio Simões considerou a avaliação do ministro de "respeitável".


"É difícil saber como o roteiro vai se desenvolver. O terremoto criou uma situação em que as tropas são mais necessárias e durante mais tempo", disse a jornalistas Simões, autoridade do Itamaraty para a América do Sul.


Já o general Jorge Félix, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, afirmou que o Brasil está atuando em duas frentes --o auxílio humanitário e a força de paz-- e que é importante diferenciar as atividades, que em um primeiro momento podem parecer as mesmas.


A declaração foi dada quando ele respondia a uma pergunta sobre se o Brasil temeria perder a liderança da operação no Haiti, com os Estados Unidos enviando para o país mais soldados, que devem somar cerca de 10 mil na segunda-feira.


O embaixador completou: "Acho que existe um clima de harmonia e entendimento, antes de pensar em burocracia, temos de pensar em atendimento. A preferência do governo brasileiro é ajudar o povo do Haiti".


Simões acrescentou que somente mais adiante será pensado se há necessidade de se adequar o mandato do Brasil. "Não podemos parar para discutir questões burocráticas."


O general Félix ressaltou que, após o Brasil enviar ao Haiti itens de primeira necessidade, como água potável, alimentos e medicamentos, agora vai adotar a sistemática de mandar aos haitianos apenas o que for solicitado.


"Não estamos mandando o que queremos, estamos mandando o que eles necessitam", disse ele, explicando que isso tem o objetivo de otimizar o trabalho, evitando o envio de produtos que não são necessários.


Dois voos estão partindo do Rio neste sábado com destino ao Haiti, e as autoridades brasileiras esperam que os aviões não tenham tanto problemas para pousar no país como ocorreu recentemente.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/100116/manchetes/manchetes_haiti_ajuda_brasil_tropas

EXÉRCITO PREPARA HOMENAGENS AOS SOLDADOS MORTOS NO HAITI

EXÉRCITO PREPARA HOMENAGENS AOS SOLDADOS MORTOS NO HAITI



14 de janeiro de 2010 • 15h13 • atualizado às 15h53



Porto Príncipe, capital do Haiti, foi destruída pelo terremoto

14 de janeiro de 2010
Foto: AFP

O Exército prepara as homenagens que serão prestadas aos soldados mortos no terremoto do Haiti. Eles serão condecorados e receberão honras militares numa cerimônia que deve acontecer em Brasília. O governo brasileiro tenta trazer os corpos ainda neste fim de semana, no máximo. Mas a Organização das Nações Unidas (ONU) precisa concluir os procedimentos burocráticos para que os corpos possam ser transportados ao Brasil.



Até agora, foram confirmadas as mortes de 14 militares e quatro continuam desaparecidos em Porto Príncipe, capital haitiana. A maior parte dos militares que morreram (dez) servia no 5º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em Lorena (SP). O município fica a 180 km da capital paulista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na cerimônia, e os familiares dos militares serão levados até Brasília.



Terremoto
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.



Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. No entanto, devido à precariedade dos serviços básicos do país, ainda não há estimativas sobre o número de vítimas fatais nem de feridos. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.



Morte de brasileiros
A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Zilda Arns, e militares brasileiros da missão de paz da ONU morreram durante o terremoto no Haiti.



O ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que o país enviará até US$ 15 milhões para ajudar a reconstruir o Haiti após o terremoto que devastou o país nesta terça-feira. Além dos recursos financeiros, o Brasil doará 28 t de alimentos e água para a população do país. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou oito aeronaves de transporte para ajudar as vítimas.



O Brasil no Haiti
O Brasil chefia a missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês), que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força. Ao todo, são 1.310 brasileiros no Haiti.



A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião. Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4205272-EI306,00-Exercito+prepara+homenagens+aos+soldados+mortos+no+Haiti.html


sexta-feira, janeiro 15, 2010

TERREMOTO NO HAITI


O Comando do Exército informa que, no início da tarde de hoje desembarcaram no aeroporto de Cumbica-SP, dezesseis militares, a seguir nominados, feridos durante o terremoto ocorrido no Haiti:

- Ten Cel ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS;
- Cap RENAN RODRIGUES DE OLIVEIRA;
- 1º Ten RAFAEL ARAÚJO DE SOUZA;
- 1º Sgt RÔMULO CESAR DE MIRANDA CARVALHO;
- 3º Sgt TARECK SOUZA DE PONTES;
- 3º Sgt GILBERTO EMÍLIO MARAFON;
- 3º Sgt WILLIANS MENDES PEREIRA;
- 3º Sgt CARLOS ALBERTO FONSECA;
- Cb ADRIANO DE BARROS CAVALCANTE;
- Cb EUGENIO PESARESI NETO;
- Cb LAUIS PAULO DAS CHAGAS LIMA;
- Cb CARLOS MICHAEL PIMENTEL DE ALMEIDA;
- Cb ALCIBIADES ORLANDO DOS SANTOS FERREIRA;
- Sd DANIEL COELHO DA SILVA;
- Sd DIOVANI DE SOUZA SILVA THOMAZ; e
- Sd WELINGTON SOARES MAGALHÃES.
 
Seis militares com ferimentos de menor gravidade permanecem no aquartelamento do BRABATT, um militar continua baixado no Hospital Argentino, em Porto Príncipe, e dois em hospital na República Dominicana.

As buscas aos quatro militares desaparecidos continuam.

Brasília, 15 de janeiro de 2010.


CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
 
EXÉRCITO BRASILEIRO - BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA



quinta-feira, janeiro 14, 2010

ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO INTERNO NR 003 - 14 DE JANEIRO DE 2010.

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO
GABINETE DO COMANDANTE




CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
INFORMAR E ESCLARECER É DEVER DO COMANDO




ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO INTERNO NR 003 - 14 DE JANEIRO DE 2010
 
Atualizando as informações transmitidas no dia 13 de janeiro, a propósito da tragédia ocorrida no Haiti, o Comando do Exército informa que o número de vítimas entre os militares brasileiros é o seguinte:

Foram confirmados os óbitos de 13 (treze) militares do BRABATT:
- 1º Tenente BRUNO RIBEIRO MÁRIO;
- 2º Sargento DAVI RAMOS DE LIMA;
- 2º Sargento LEONARDO DE CASTRO CARVALHO;
- 3º Sargento RODRIGO DE SOUZA LIMA;
- Cabo DOUGLAS PEDROTTI NECKEL;
- Cabo WASHINGTON LUIS DE SOUZA SERAPHIN
- Soldado TIAGO ANAYA DETIMERMANI;
- Soldado ANTONIO JOSÉ ANACLETO;
- Soldado FELIPE GONÇALVES JULIO; e
- Soldado RODRIGO AUGUSTO DA SILVA, todos do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena-SP.
- Cabo ARÍ DIRCEU FERNANDES JÚNIOR e
- Soldado KLEBER DA SILVA SANTOS; ambos do 2º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em São Vicente-SP.
- Subtenente RANIEL BATISTA DE CAMARGOS, do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins-SP.
Um militar da MINUSTAH:
- Coronel EMILIO CARLOS TORRES DOS SANTOS, do Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília-DF.
Além disso, encontram-se desaparecidos 04 (quatro) militares que estavam no Quartel da MINUSTAH (Hotel CRISTOPHER);

- Cel JOÃO ELISEU SOUZA ZANIN, do Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília-DF;
- Ten Cel MARCUS VINICIUS MACEDO CYSNEIROS, do Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília-DF;
- Maj FRANCISCO ADOLFO VIANNA MARTINS FILHO, do Departamento-Geral do Pessoal, sediado em Brasília-DF; e
- Maj MÁRCIO GUIMARÃES MARTINS, do Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, sediada no Rio de Janeiro-RJ.
Há 12 (doze) feridos que serão repatriados para o Brasil e 02 (dois) outros militares foram evacuados para a República Dominicana.


Brasília, 14 de janeiro de 2010.



Gen Bda CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELLOS
Chefe do CCOMSEx




“SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO”

quarta-feira, janeiro 13, 2010

VINGANÇA OU MALUQUICE?

VINGANÇA OU MALUQUICE?


Alexandre Garcia


O País viveu em paz por 30 anos, até que a dupla Genro/Vanucci resolveu desenterrar o passado.

Os militares não queriam o poder. Pressionados pelas ruas, pelos meios de informação, derrubaram Goulart e acabaram ficando 30 anos. Quando derrubaram o presidente, já havia grupos treinados em Cuba, na China e União Soviética para começar por aqui uma revolução socialista.

Com a contra-revolução liderada pelos militares, esses grupos se reorganizaram para a resistência armada. E o governo se organizou para combatê-los. Houve uma guerra interna de que os brasileiros, em geral, não tomaram conhecimento porque enquanto durou, quase 20 anos, houve um total de 500 mortos - número que o trânsito, hoje, ultrapassa em menos de uma semana.

Numa estratégia elaborada pela dupla Geisel-Golbery, planejou- se então devolver o poder aos civis de forma “lenta, gradual e segura”. E, como coroamento do processo, o governo fez aprovar no Congresso, em 1979, a Lei da Anistia, bem mais abrangente que a defendida pela oposição. Uma lei que pacificasse o país, no novo tempo de democracia que se iniciava. Uma anistia “ampla, geral e irrestrita”.

Que institucionalizasse o esquecimento, a pá-de-cal, pelos crimes cometidos por ambos os contendores, na suja guerra interna. Incluíam-se os que mataram, assaltaram, jogaram bombas, roubaram - de um lado - e os que mataram e torturaram do outro.

A Nação inteira respirou aliviada quando o Congresso aprovou o projeto do governo e os banidos e asilados começaram a voltar, entre eles o mais famoso de todos, Fernando Gabeira, que havia seqüestrado, junto com Franklin Martins, o embaixador americano. E o Brasil viveu em paz por 30 anos, elegendo presidentes, descobrindo escândalos de corrupção, ganhando copas do mundo. Até que a dupla Tarso Genro, ministro da Justiça, e seu secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, resolveram desenterrar o passado para se vingar de supostos algozes de seus companheiros de esquerda revolucionária. Criaram um órgão para isso. Puseram tudo num decreto, e passaram para o Gabinete Civil, da Ministra Dilma. De lá, o calhamaço foi para a assinatura do presidente Lula, envolvido, na Dinamarca, com a empulhação do “aquecimento global”. Lula alega que assinou sem ver. E eu fico curioso por saber se a assinatura tem valor, porque aqui no Brasil havia um presidente em exercício, José Alencar.

O ministro Nélson Jobim, surpreendido com a unilateralidade do decreto, pediu demissão. E os três comandantes militares se solidarizaram com o ministro. Até que se revolva o impasse, está no ar a primeira crise militar do governo Lula. O decreto cria um órgão para estudar a revogação da pacificadora Lei de Anistia. Orienta a punição dos torturadores, mas não dos seqüestradores, assassinos e terroristas. Preserva, assim, soldados da guerra revolucionária como os ministros Dilma, Franklin e Minc. E vai atrás de coronéis da reserva. Baseia-se na Constituição, que considera tortura crime imprescritível; omite que terrorismo também é imprescritível, pela Constituição. E esquece o princípio de Direito pelo qual a lei só retroage para beneficiar o réu, não para condená-lo. A Lei de Anistia é de 1979 e a Constituição de 1988. Por que agitar um país pacificado? Vingança ou maluquice mesmo?

Alexandre Garcia é jornalista ---

Patrícia Oliveira

 
“Nunca a vida foi tão atual como hoje: por um triz é o futuro.”

Clarice Lispector


Deus te ilumine e proteja sempre.



ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO INTERNO Nº 002 - 13/JAN/2010.

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO
GABINETE DO COMANDANTE CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

INFORMAR E ESCLARECER É DEVER DO COMANDO

ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO INTERNO NR 002 - 13 DE JANEIRO DE 2010

Atualizando as informações transmitidas nesta manhã, a propósito da tragédia ocorrida no Haiti, o Comando do Exército informa que o número de vítimas entre os militares brasileiros é o seguinte:

Foram confirmados os óbitos de 10 (dez) militares do BRABATT:


- 1º Tenente BRUNO RIBEIRO MÁRIO;
- 2º Sargento DAVI RAMOS DE LIMA;
- 2º Sargento LEONARDO DE CASTRO CARVALHO;
- Cabo DOUGLAS PEDROTTI NECKEL;
- Cabo WASHINGTON LUIS DE SOUZA SERAPHIN
- Soldado TIAGO ANAYA DETIMERMANI; e
- Soldado ANTONIO JOSÉ ANACLETO, todos do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena-SP.
- Cabo ARÍ DIRCEU FERNANDES JÚNIOR e Soldado KLEBER DA SILVA SANTOS; ambos do 2º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em SANTOS-SP.
- Subtenente RANIEL BATISTA DE CAMARGOS, do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins-SP.
Um militar da MINUSTAH:
- Coronel EMILIO CARLOS TORRES DOS SANTOS, do Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília-DF.

Além disso, encontram-se desaparecidos 04 (quatro) militares que estavam no Quartel da MINUSTAH (Hotel CRISTOPHER) e mais 03 (três) sob escombros, não localizados no Ponto Forte 22 (Casa Azul), próximo ao bairro Cite Soleil.

Há 07 (sete) feridos em atendimento no Hospital Argentino da MINUSTAH e 02 (dois) outros militares foram evacuados para a República Dominicana.


Gen Bda CARLOS ALBERTO NEIVA BARCELLOS
Chefe do CCOMSEx


“SAMPAIO - 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO”

COMUNICADO DO COMANDO DO EXÉRCITO - CCOMSEX.

ESCLARECIMENTO SOBRE O TERREMOTO OCORRIDO NO HAITI



O Comando do Exército lamenta profundamente informar que o terremoto que atingiu o Haiti no dia de ontem provocou sérios danos estruturais à cidade de Porto Príncipe e em algumas das bases do contingente brasileiro da MINUSTAH, causando vítimas fatais e ferimentos em vários militares. Foram comprometidos os sistemas de telefonia fixa e de celular o que vem dificultando o repasse das informações.


Os deslocamentos motorizados, até o momento, estão praticamente inviabilizados em razão da grande quantidade de escombros nas ruas de Porto Príncipe. Tal fato, aliado à escuridão, falta de energia elétrica e iluminação pública tem prejudicado sobremaneira os levantamentos mais pormenorizados, bem como a avaliação da real extensão dos danos.


A população civil tem se deslocado em massa em direção à base do Comando do Batalhão Brasileiro (BRABATT), menos atingida pelos abalos, em busca de socorro e de auxílio no resgate dos feridos.


Desde o início dos abalos sísmicos, o BRABATT, usando todos os meios disponíveis, está empenhado em atender as vítimas da tragédia.


Foram confirmados os óbitos de 04 (quatro) militares do BRABATT, o 1º Tenente BRUNO RIBEIRO MÁRIO; o 2º Sargento DAVI RAMOS DE LIMA; o Soldado ANTÔNIO JOSÉ ANACLETO e o Soldado TIAGO ANAYA DETIMERMANI, todos do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena-SP.


Os nomes dos militares feridos confirmados até o momento são os seguintes:


- Tenente Coronel ALEXANDRE JOSÉ SANTOS, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, de Boa Vista-RR, com escoriações;


- Capitão RENAN RODRIGUES DE OLIVEIRA, do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava-SP, com fratura do úmero e fêmur;


- o 3º Sargento DANILO DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA, do 28º Batalhão de Infantaria Leve, de Campinas-SP, com escoriações;


- Cabo EUGÊNIO PESARESI NETO, do 28º Batalhão de Infantaria Leve, de Campinas-SP, com escoriações; e


- Soldado WELINTON SOARES MAGALHÃES, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, com fratura no nariz e na clavícula.


O Exército Brasileiro, consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo o apoio necessário às famílias dos militares vitimados pela tragédia.


O CCOMSEx distribuirá um boletim diário, às 17:30 horas (horário de Brasília) para a atualização das informações.

CARTA DE GILBERTO GERALDO GARBI PARA LULA.

CARTA DE GILBERTO GERALDO GARBI PARA LULA.



Gilberto Geraldo Garbi foi um dos alunos classificados há seu tempo como UM DOS MELHORES ALUNOS DE MATEMÁTICA que já haviam adentrado o ITA, entre outras honrarias que recebeu daquela instituição.

Depois de graduado, desenvolveu carreira na TELEPAR, onde chegou a Diretor Técnico e Diretor Presidente, sendo depois Presidente da TELEBRAS sendo, depois, presidente da NEC.

A CAMINHO DOS 99,9999995% (Gilberto Geraldo Garbi)

Há poucos dias, a imprensa anunciou amplamente que, segundo as últimas pesquisas de opinião, Lula bateu de novo seus recordes anteriores de popularidade e chegou a 84% de avaliação positiva.

É, realmente, algo nunca antes visto nesse país e eu fiquei me perguntando o que poderemos esperar das próximas consultas populares.

Lembro-me de que quando Lula chegou aos 70% achei que ele jamais bateria Hitler, a

quem, em seu auge, a cultíssima Alemanha chegara a conceder 82% de aprovação.

Mas eu estava enganado: nosso operário-presidente já deixou para trás o psicopata de bigodinho e hoje só deve estar perdendo para Fidel Castro e para aquele tiranete caricato da Coréia do Norte, cujo nome jamais me interessei em guardar.

Mas Lula tem uma vantagem sobre os dois ditadores: aqui as pesquisas refletem verdadeiramente o que o povo pensa, enquanto em Cuba e na Coréia do Norte as pesquisas de opinião lembram o que se dizia dos plebiscitos portugueses durante a ditadura lusitana: SIM, Salazar fica; NÃO, Salazar não sai; brancos e nulos sendo contados a favor do governo. (Quem nunca ouviu falar em Salazar, por favor, pergunte a um parente com mais de 60).

Portanto, a popularidade de Lula ainda tem espaço para crescer, para empregar essa expressão surrada e pedante, mas adorada pelos economistas.

E faltam apenas cerca de 16% para que Lula possa, com suas habituais presunção e imodéstia, anunciar ao mundo que obteve a unanimidade dos brasileiros em torno de seu nome, superando até Jesus Cristo ou outras celebridades menores que jamais conseguiram livrar-se de alguma oposição.

Sim, faltam apenas 16% mas eu tenho uma péssima notícia a dar a seu hipertrofiado ego: pode tirar o cavalinho da chuva, cumpanhero, porque de 99,9999995% você não passa..

Como você não é muito chegado em Aritmética, exceto nos cálculos rudimentares dos percentuais sobre os orçamentos dos ministérios que você entrega aos partidos que constituem sua base de sustentação no Congresso, explico melhor: o Brasil tem 200.000.000 de habitantes, um dos quais sou eu. Represento, portanto, 1 em 200.000.000, ou seja, 0,0000005% enquanto os demais brasileiros totalizam os restantes 99,9999995%. Esses, talvez, você possa conquistar, em todo ou em parte.

Mas meus humildes 0,0000005% você jamais terá porque não há força neste ou em outros mundos, nem todo o dinheiro com que você tem comprado votos e apoios nos aterros sanitários da política brasileira, não há, repito, força capaz de mudar minha convicção de que você foi o pior dentre todos os presidentes que tive a infelicidade de ver comandando o Brasil em meus 65 anos de vida.

E minha convicção fundamenta-se em um fato simples: desde minha adolescência, quando comecei a me dar conta das desgraças brasileiras.

EXÉRCITO APOIA VÍTIMAS DAS ENCHENTES EM SÃO PAULO




EXÉRCITO APOIA VÍTIMAS DAS ENCHENTES EM SÃO PAULO




São Luiz do Paraitinga (SP) - Desde 02 de janeiro, o Exército Brasileiro está realizando ações, juntamente com a Defesa Civil, em socorro à população que vem sofrendo os efeitos das fortes chuvas na Região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.



O Comando Militar do Sudeste, por meio do Comando de Aviação do Exército, do 2º Batalhão de Engenharia de Combate e da 12ª Companhia de Comunicações Leve, está realizando transporte de pessoas resgatadas, de gêneros alimentícios, água, medicamentos e colchões. Também foram montadas barracas para armazenamento de gêneros e materiais diversos a serem distribuídos à população.



Segundo dados da Defesa Civil, cerca de 90% da população da cidade foi afetada pelos alagamentos e ao menos a metade não têm condições de retornar para suas casas.

Fonte: Site do Exército Brasileiro - CCOMSEX


FORTES TREMORES NO HAITI CAUSAM DANOS E VÍTIMAS

FORTES TREMORES NO HAITI CAUSAM DANOS E VÍTIMAS



Qua, 13 Jan, 12h01


Por Joseph Guyler Delva


PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - Um forte terremoto atingiu o Haiti nesta terça-feira, derrubando prédios, soterrando moradores e deixando muitos mortos e feridos na capital Porto Príncipe, disseram testemunhas na cidade.


O epicentro do tremor de magnitude 7,0 foi localizado dentro do território haitiano, a cerca de 16 quilômetros da capital, e teve profundidade de apenas 10 quilômetros. O terremoto foi seguido de outros dois tremores fortes, de magnitudes iniciais de 5,9 e 5,5.


O sismo provocou a emissão de um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo Haiti, República Dominicana, Cuba e Bahamas, informou o Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico.


Fonte: Agencia Reuters


INSTALAÇÕES BRASILEIRAS FICAM DANIFICADAS NO HAITI

INSTALAÇÕES BRASILEIRAS FICAM DANIFICADAS NO HAITI


Ter, 12 Jan, 11h44

O Ministério da Defesa informou, por meio da assessoria, que houve danos materiais em instalações brasileiras no Haiti, com prováveis feridos, mas não havia registro de mortos no primeiro relato enviado sobre o terremoto que devastou extensa área daquele país caribenho.

Só nesta quarta-feira será possível fazer um levantamento detalhado dos danos. O Brasil mantém no Haiti desde 2004 cerca de 1.300 homens, a maior parte do Exército, integrantes da missão de paz das Nações Unidas naquele País, considerado um dos mais pobres do planeta.

Fonte: AGENCIA ESTADO