sábado, novembro 13, 2010

FESTA DO BRAÇAL - CAMPO GRANDE - MS

14ª CIA DE POLÍCIA DO EXÉRCITO FORMA NOVOS SOLDADOS E HOMENAGEIA OS “AMIGOS DA PE”

Sexta, 12 de Novembro de 2010 - 17:47

Foto: Marco ASA
Comandante da 14ª CIA PE

O Comandante da 14ª. Companhia de Polícia do Exército, Major Alexandre Rabelo da Fonseca, esteve à frente da formatura dos novos soldados da Polícia do Exército. A solenidade militar aconteceu hoje, sexta-feira (12), na sede da Companhia, e contou também com homenagem aos “Amigos da Polícia do Exército” que, de alguma forma, contribuíram com a PE.

Major PM Vilassanti, Alvaro Syg (Critica), Comandante Fonseca, Luiz Feitosa (presidente Grupo Feitosa de Comunicação), Major PM Silva Neto e Capitão Anderson (foto: Marco ASA)

Foram homenageados Alvaro, diretor de redação do Jornal A Crítica; o Major PM Alírio Villassanti, comandante da Ciptran e o Major Silva Neto, Comandante da CIG GOE PM. 

Na solenidade, os soldados fizeram a “oração do Policial do Exército do Pantanal”, além da reverência ao Pavilhão Nacional. Todos os soldados receberam a boina e o braçal da PE, sendo que o soldado Leandro, que teve mais destaque nas quatro semanas de treinamento (três internas e 1 em campo), teve a honra de receber a boina e o braçal do Comandante Fonseca.

“Todos aqui têm condições de defender a Pátria e a sociedade, pois o Exército sem a sociedade não é nada”, disse o Comandante em seu discurso.

Fonte: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=25908

JUSTIÇA MILITAR

JUSTIÇA MILITAR

sexta-feira, novembro 12, 2010

PLENO - POSSE DE SUBSTÂNCIA ENTORPECENTE EM UNIDADE MILITAR

SÍNTESE - POSSE DE MACONHA DENTRO DE ESTABELECIMENTO MILITAR

PLENO - POSSE DE MACONHA DENTRO DE ESTABELECIMENTO MILITAR (1/2)

PLENO - POSSE DE MACONHA DENTRO DE ESTABELECIMENTO MILITAR (2/2)

MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO

Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 09h02     Última atualização, 12/11/2010 - 09h02
ESTADOS TERÃO DE MAPEAR ÁREAS DE RISCO TODO ANO
Do Metro
cidades@eband.com.br

Todos os Estados do país terão de mapear as suas áreas de risco e atualizar esses dados anualmente. As informações deverão ser enviadas ao governo federal. A exigência faz parte da medida provisória 494, que trata da liberação de recursos da União para socorrer casos de calamidade pública no país.

A medida foi aprovada pelo Senado anteontem, por unanimidade, e agora deve seguir para a sanção presidencial. De acordo com o texto, que visa facilitar a liberação do dinheiro federal para as cidades devastadas, os municípios afetados por secas ou enchentes precisarão apresentar apenas dois documentos para receberem a ajuda: um plano de reconstrução e uma notificação preliminar de desastre.

Hoje existem várias outras exigências, como a de que a cidade e o Estado decretem situação de calamidade pública. Além disso, os municípios poderão pedir ajuda diretamente ao Exército ou ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura), caso as estradas precisem ser recuperadas.

Pela medida provisória, os recursos federais destinados a socorrer calamidades públicas não poderão mais sofrer contingenciamentos, e a União deverá destinar três vezes mais recursos do que Estados e municípios ao Funcap (Fundo Especial para Calamidades Públicas). Por fim, o texto da medida provisória determina ainda a criação do Sintec (Sistema Nacional de Defesa Civil).

GAITA DE FOLE E TAMBORES-Brasilia-BGP

BANDA MARCIAL DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS - CISNE BRANCO

ORKIESTRA REPREZENTACYJNĄ WOJSKA POLSKIEGO - MUSIKSCHAU DER NATIONEN 2003

BANDA MILITARE "TACUARI" DEL REGIMENTO DE INFANTERIA 1 "PATRICIOS" - MSDN 2003

BANDA MILITAR - GUARDA REAL NORUEGUESA

MOSCOW MASSED BAND (2/2)

MOSCOW MASSED BAND (1/2)

MOSCOW FESTIVAL "KREMLIN ZORYA 2007". BAGPIPES, FIREWORKS AT THE RED SQUARE. "AMAZING GRACE"

RED SQUARE PARADE - SCOTTISH BAGPIPER'S CORPS (Part 2)

RED SQUARE PARADE - SCOTTISH BAGPIPER'S CORPS (Part 1)

RED SQUARE PARADE - BUNDESWEHR MUSIC CORPS

RED SQUARE PARADE - DANISH ROYAL GUARD

KREMLIN ZORYA HD

GRUPO ESPECIAL DE SEGURANÇA DE FRONTEIRA

12/11/2010 - 01h22
GENERAL DO EXÉRCITO CONHECE AS INSTALAÇÕES DO GEFRON
Redação 24 Horas News

Porto Esperidião, MT - Após a reunião no 2º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro (2º BFron), no município de Cáceres, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o general da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Marcos Antônio Amaro dos Santos, realizaram um sobrevoo de helicóptero nos postos de fiscalização do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) do Limão e Corixa, ambos na região de Cáceres.

Em seguida, o general Amaro conheceu a Base do Gefron no município de Porto Esperidião. As instalações da base foram apresentadas ao general pelo secretário Diógenes Curado, que também destacou os importantes investimentos que o grupamento de fronteira deverá receber nos próximos meses, como o novo helicóptero que chegará ao Estado e será designado as atividades de patrulhamento na fronteira. Também vamos receber vários equipamentos para a fronteira previstos dentro do projeto Pefron, além de curso de capacitação que os policiais do Gefron estão participando para alinhamento do policiamento de fronteira no Estado, ressaltou o secretário.

Diógenes frisou ainda que vários policiais deverão ser encaminhados ao Gefron com o incremento do último concurso realizado pelo Governo do Estado para área da Segurança Pública.Estão previstos outros investimentos também para o Gefron, como a construção do canil, disse o secretário.

Após conhecer as instalações do Gefron, o general da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Marcos Antônio Amaro dos Santos, e o secretário Diógenes Curado foram até o Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), localizado na BR-174, na entrada de Porto Esperidião e imediações da base do Gefron. A rodovia é uma das rotas de entrada e saída de ilícitos.

Nos pontos de bloqueio, o Exército em parceria com os policiais militares está realizando patrulhamento e revistas de pessoas e veículos. O Exército não substitui o trabalho da SEJUSP, somos uma ação complementar, ostensiva, durante essa operação, observou o general Amaro.

OPERAÇÃO PIPA

ABASTECIMENTO COMPROMETIDO
QUIXADÁ: DISTRITOS SEM ÁGUA

12/11/2010
Moradores da zona rural de Quixadá reclamam da interrupção no abastecimento de água para beber


Quixadá. Quando o fim do ano se aproxima, os efeitos da seca se agravam no semiárido. Em Quixadá, um dos maiores Municípios do Centro do Estado, a situação não é diferente. A carência por água principalmente potável, para o consumo humano, aumenta. Sem água nas cisternas, com os barreiros e os pequenos açude secando, a única salvação é mesmo os carros-pipa. Todavia, a assistência emergencial vem sendo interrompida constantemente. Mais uma vez o abastecimento está sendo cortado neste Município.

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá, Ereni Tavares de Lima, mais conhecido por "Capitão", um membro da equipe do Exército responsável pela Operação Pipa manteve contato telefônico informando sobre a paralisação do programa. Mais uma vez milhares de famílias vão sofrer. Elas dependem exclusivamente da água dos carros-pipa para matar a sede. São 90 comunidades passando por dificuldades. As paralisações são constantes. Costumam ocorrer sempre nos primeiros 10 dias de cada mês. A desculpa é sempre a mesma: falta de repasse de recursos.

Em diversas comunidades da zona rural do Estado, as famílias enfrentam dificuldades para ter acesso à água para beber. As filas para abastecimento começam bem cedo
FOTOS: ANTÔNIO CARLOS ALVES


Sequidão medonha

Se faltam recursos para o Exército atender o programa, os moradores da localidade de Várzea da Onça, a pouco mais de 20km do Centro de Quixadá, são obrigados a desembolsar pelo menos R$ 1,00 para cada litro de água quando o carro-pipa não aparece. "Numa sequidão medonha dessas, fazer uma covardia dessas com a gente é mais do que castigo, é judiação", desabafa o agricultor Francisco Ribeiro Lima, obrigado a bancar do seu aposento para não morrer de sede. O presidente da associação comunitária daquela localidade, Hegemiro de Lima, está revoltado. Além dele, outras 150 famílias dependem exclusivamente do amparo dos carros-pipa. São pobres. Não têm como pagar pela água, nem mesmo utilizando o dinheiro oriundo do Bolsa Família.

A situação se torna mais grave porque o aviso da paralisação chega de surpresa. Não dá nem para se precaver e guardar um pouco mais de água em casa. Ele está revoltado.

Não bastasse a inconstância no abastecimento das comunidades incluídas no programa emergencial, outras 49 aguardam inspeção da Defesa Civil do Exército. O assentamento da Lavoura Seca, a pouco mais de 15km do Centro de Quixadá, e uma deles. As 50 famílias ali acampadas não enfrentam situação pior porque receberam 113 garrafões de água mineral.

Conforme um representante do grupo, Maciel Oliveira, a doação foi feita pela Cruz Vermelha, mas restam apenas 27. Não serão suficientes para atender a todos, dentre eles 37 crianças e três mulheres grávidas. Dentro de uma semana, conforme preveem, a água vai acabar.

Segundo o coronel Felipe Ribeiro, assessor de comunicação da 5ª Secção da 10ª Região Militar, as paralisações no Estado são pontuais. Decorrem de razões alheias à vontade as 10ª RM e de suas Organizações Militares (OMs). A falta de carros-pipa para entrega de água e problemas de potabilidade dos mananciais são algumas delas. "No momento há paralisações apenas nos municípios de Fortim e General Sampaio, em decorrência da falta de carros-pipa", esclareceu o oficial do Exército.

Quanto às 49 comunidades de Quixadá que ainda aguardam inclusão no Operação Pipa, o coronel Felipe Ribeiro informou que, no dia 5 passado, uma comitiva deste Município, chefiada pelo vice-prefeito Airton Buriti, foi recepcionada pelo comando da 10ª RM. Na oportunidade solicitaram a ampliação do programa.

O atendimento dependerá de diversas condicionantes técnicas, dentre as quais, condições de acesso das estradas e de carros-pipa. Outros 39 municípios do Ceará também estão na lista.

Conforme dados do Exército Brasileiro, são pagos em média R$ 3,50 por cada quilômetro de transporte de sete mil litros de água, da fonte ao destino final. Hoje, no Ceará, estão sendo utilizados 531 carros-pipa. Estão atendendo 120 municípios, beneficiando 596.911 habitantes. Nesses números não estão incluídos os 39 municípios onde a Operação Pipa é aguardada.

O Exército não informou o valor do repasse feito pelo Ministério da Integração Nacional para manter o programa federal no Estado.

Militares do Exército entregam senhas a comunidades de Canindé para recebimento de água do carro-pipa


Enquete
Reclamação

"A água é essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo. Antes de cortarem o abastecimento, deviam pensar nisso"

Lúcia de Fátima Alves de Sá
66 anos
Agricultora

"Sem água para beber não há quem agüente. O jeito foi correr para a cidade. Às vezes, lá falta, mas a gente sabe que tem"

Raimundo Nonato Carolino
44 anos
Agricultor

MAIS INFORMAÇÕES

Defesa Civil de Quixadá
(88) 3412.2850
10ª Região Militar - Operação Pipa
(85) 3255.1673

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

DIFICULDADE

35 MIL FAMÍLIAS DE CANINDÉ NÃO TÊM ÁGUA POTÁVEL

Famílias acordam de madrugada na zona rural de Canindé e vão a pé, de bicicleta, de jumento, em busca de água para beber

Canindé. Os caminhos da sede e da fome avançam, numa geografia marcada pela miséria. Nos Sertões de Canindé, 35 mil famílias vivem sem água potável. Homens e mulheres aguardam em filas quilométricas a chegada do carro-pipa. A falta, já normalmente existente, agora está agravada. O cenário é de sofrimento para moradores e preocupação para a Prefeitura.

"Não temos condições de bancar carros-pipa com verbas da Prefeitura", diz o prefeito Cláudio Pessoa, que já decretou estado de emergência no Município. "70% de nossa população vive no meio rural, mas segundo levantamento feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), apenas as sedes dos Distritos de Canindé dispõem de água encanada", ressalta.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, Airton Maciel, disse que atualmente 17 carros-pipa estão servindo a 135 comunidades, beneficiando 23.010 pessoas. "Esse número ainda é pequeno, porque temos 35 mil famílias precisando de água para matar a sede", explicou.

Quem não está no programa das pipas, precisa andar vários quilômetros para encontrar água. É o caso do pedreiro Francisco Heleno de Sousa, da comunidade de Papel. Ele reclama do tempo perdido. "Deixo de trabalhar para vir aqui para a fila tentar adquirir o máximo possível do precioso líquido", diz.

O vice-presidente do Assentamento Sousa, Aloísio França Libório, não esconde a sua revolta. Na comunidade, 37 famílias utilizam água do carro-pipa. "É inacreditável e inaceitável que o Governo se surpreenda mais uma vez pela seca no Nordeste".

Francisco Noé da Cruz também não esconde a sua revolta com a vida difícil que leva para conseguir água para beber. "O pobre do sertanejo só é valorizado em período de eleição. Quando passa essa época é cada um por si. Ninguém quer saber se tem água no pote e comida na panela desses esquecidos".

João Ferreira da Silva vai mais além. "Casa sem água e luz não cai, computador parado não explode, mas gente e bicho com sede morrem. Essa é a nossa realidade. Ninguém quer resolver o problema da seca, porque é nesse período que os grandes tiram proveito da nossa desgraça", desabafa.

Muita gente acorda ainda na madrugada para tentar encontrar água. A pé, de bicicleta, no jumento, de carroça, veículos motorizados, enfim, de todas as formas. Logo na entrada do Assentamento Sousa, vê-se uma longa fila de baldes, latas ao redor de uma cisterna de placas. Os recipientes marcam o lugar de cada morador que vai ao local pegar água.

"Do jeito que a coisa vai, não vai demorar mais e nós que moramos no sertão iremos enfrentar uma guerra sem fim, não por petróleo, mas por água, principalmente aqui nos Sertões de Canindé", prevê Expedito Ferreira da Silva, que andou de um lado para o outro com seu jumento, as canecas e uma lata, e no fim do dia ainda não havia conseguido água para o consumo da família.

"Quando tem no leito do rio é barrenta, de péssima qualidade. Se não existir essa água, como vamos comer? Como cozinhar? Uma pipa de água custa R$ 100,00", finalizou seu Expedito, que está fora do programa do carro-pipa.

ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=883569

MORTE DE OFICIAL NA AMAN

AMAN INSTAURA INQUÉRITO PARA APURAR MORTE DE CORONEL

Coronel Vieiralves (detalhe) foi encontrado morto dentro da AMAN

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) vai instaurar inquérito policial militar para apurar a morte do coronel Marcelo Brandão Vieiralves de Almeida, 47 anos. O militar foi encontrado morto com um tiro no peito ontem, por volta das 11 horas, na sala em que trabalhava, na Divisão Administrativa (DA) da instituição. De acordo com a 5ª Seção de Comunicação Social da AMAN, o coronel exercia a função de ordenador de despesas.


Conforme informações do chefe da 5ª Seção, tenente-coronel Alexandre Junqueira Souto, os funcionários civis e militares da divisão teriam escutado um estampido oriundo da sala do coronel Vieiralves. Imediatamente, segundo dados da 5ª Seção, os funcionários tentaram abrir a porta do escritório, momento em que constataram que estava fechada. “Com a segunda via da chave, eles conseguiram entrar no local e encontraram a vítima caída ao chão com um tiro no peito. Uma equipe médica foi acionada para socorrê-lo, no entanto, sem sucesso. Médico, psicólogo e capelão seguiram até a residência da família do coronel para dar a notícia. Estiveram presentes no local a Polícia do Exército, perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (Icce) e legista do Instituto Médico Legal (IML). O Exército vai instaurar inquérito policial militar para investigar o que aconteceu. O prazo para o resultado da apuração é de 45 dias, podendo ser prorrogado”, explica o tenente-coronel.


Ainda de acordo com a 5ª Seção, uma pistola municiada foi localizada ao lado do corpo. Mais tarde, foi verificado que a arma era particular e não pertencia ao Exército. Também foi feito registro de ocorrência de remoção de cadáver para verificação de óbito na 89ª Delegacia Legal de Resende.


O coronel Vieiralves, do Serviço de Intendência, era casado e tinha um casal de filhos. Ele morava com a família em Resende e servia há aproximadamente dois anos na AMAN. O militar se formou em 1984 e chegou a servir em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.


O velório teve início na noite de ontem, no Foyer do Teatro da AMAN. A previsão é de que o corpo seja levado para o Rio de Janeiro, terra natal da vítima, onde deve ser sepultado ou cremado.

Fonte: http://www.avozdacidade.com/portal/Policia/htm000023322.asp

SALTO LIVRE FORÇAS ESPECIAIS

Precursor Paraquedista

BRIGADA PÁRAQUEDISTA BRASIL

Jornal da Band - Treinamento militar

Jornal da Band - Exército

Matéria Exército II

Matéria Exército I

Profissão Militar

Guerreiro de Selva - Exercito Brasileiro

Exército Brasileiro

Batalhao de Policia do Exercito de Brasilia - BPEB

Canção do 2º Batalhão de Polícia do Exército

Hino do 3º BPE

CML TV O Recruta no Exército

Vinheta 4º BPE

quarta-feira, novembro 10, 2010

PARCERIAS

Parceria
TUIUTI FIRMA PARCERIA COM EXÉRCITO E OFERECE SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO
10/11/2010 | 15:58 | Gazeta do Povo

A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de Curitiba, firmou uma parceria com o Exército Brasileiro que possibilitará aos alunos matriculados na instituição cumprir o serviço militar dentro da própria universidade. O período de instrução será de quatro meses, a partir de março de 2011.

Segundo o major Geraldo Henrique Mathias, a UTP será sede de uma Escola de Instrução Militar (EsIM), que possibilitará a prestação do Serviço Militar Inicial, conciliada com o currículo escolar.

A parceira funcionará da seguinte maneira: acadêmicos que completarem 18 anos em 2011 ou que não prestaram o serviço militar obrigatório poderão se alistar e participar do processo de recrutamento na UTP.

A instituição cederá o espaço físico para a realização do treinamento militar, que será supervisionado por integrantes do Exército Brasileiro – Comando Militar Sul. “A vantagem é que os acadêmicos receberão o treinamento do Exército na própria universidade, no contraturno das aulas. Eles farão um curso superior paralelo ao serviço militar obrigatório”, explica Mathias.

O acadêmico participará da EsIM durante quatro meses e será certificado como reservista de segunda categoria, ficando dispensado do serviço militar obrigatório. Todo o período de treinamento será custeado pelo Exército Brasileiro. Vale lembrar que para participar da EaIM obrigatoriamente os interessados devem estar matriculados em algum curso da Universidade Tuiuti do Paraná.

Disciplinas

Os participantes da EsIM seguirão um Programa Padrão (PP) de treinamento, no qual estão inseridas todas as atividades previstas para os quatro meses de instrução.

Fazem parte das disciplinas curriculares: Armamento Munição e Tiro; Higiene e Primeiros Socorros; Hierarquia e Sinais de Respeito; Ordem Unida; Treinamento Físico Militar; Técnicas Especiais; Comunicações e Marchas e Estacionamentos. O Exército fornecerá o deslocamento para as disciplinas realizadas fora da instituição, como Armamento Munição e Tiro.

Serviço:

Quem pode participar? Acadêmicos (homens) que completarem 18 anos em 2011 ou aqueles que não tenham prestado o serviço militar obrigatório.

Horário do treinamento: No contraturno das aulas. Inicialmente acontecerá no período da tarde, de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h.

Número de vagas: 50

Mais informações: 0800 410800

MORTE NA PREPARATÓRIA DE CADETES

CADETE ENCONTRADO MORTO DENTRO DA ESPCEX RECEBE HOMENAGENS
Exército vai investigar duas possibilidades: suicídio ou disparo acidental

10/11/2010 - 12:36

Na tarde desta quarta-feira (10), o aluno Rodolpho Ferreira de Vasconcelos Mendes, de 21 anos, morto por um tiro nesta madrugada, foi homenageado na capela da Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas, onde estudava.

Após a homenagem, o corpo do rapaz foi encaminhado para Cotia, onde vai ser enterrado. A família de Rodolpho é de Fortaleza, mas atualmente mora em Osasco, por isso escolheram um cemitério na Grande São Paulo.

Entenda o caso


Rodolpho Ferreira de Vasconcelos Mendes, de 21 anos, foi encontrado morto com um tiro dentro do banheiro da Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas na madrugada desta quarta-feira (10). A Polícia do Exército investiga o caso.

Segundo o comandante da escola, Tomás Miguel Paiva, o corpo de Rodolpho foi encontrado por volta das 2h. Ele tinha encerrado as atividades quando entrou no banheiro. Em seguida, ouviu-se um disparo. O Exército trabalha com duas possibilidades: suicídio ou disparo acidental. 

OPERAÇÃO CADEADO

09/11/2010 11:16
EXÉRCITO AVANÇA SOBRE A FRONTEIRA ATRÁS DE ROTAS DO TRÁFICO DE DROGAS E CONTRABANDO

Liziane Berrocal, da fronteira com o Paraguai (*)



Por terra, água ou ar, os militares do CMO (Comando Militar do Oeste) trabalham desde o dia 5 deste mês contra os ilícitos fronteiriços. É a Operação Cadeado, que movimenta cerca de dois mil homens e auxiliam outros órgãos como as polícias Federal, Rodoviária, Militar e Civil e também órgãos de proteção ambiental como o IBAMA e a PMA (Polícia Militar Ambiental).

Rota vicinal

Na região de Ponta Porã, um helicóptero é utilizado para monitorar as estradas vicinais. Com equipamentos de visão noturna, a aeronave sobrevoa a região para avistar possíveis rotas do tráfico e contrabando pelas estradas vicinais, que são comuns na região.

Segundo o Tenente Coronel Monteiro de Castro, a aeronave é importante para avistar os comboios ou carros que usam as estradas secundárias para transporte de mercadorias ilegais ou mesmo tráfico de drogas.

“Como a operação é divulgada, alguns buscam rotas alternativas e usamos o monitoramento aéreo para avistar esses carros e a partir daí avisar as tropas terrestres que estão com as viaturas”, explica ele.

Fluxo intenso

De acordo com o Capitão Albano, a base fica no Posto Pacuri, principal ponto de fiscalização na faixa de fronteira, e um dos dois pontos fixos que funcionam 24 horas, localizado a 17 quilômetros de Ponta Porã.

“Esse é um dos postos mais importantes de fiscalização e com um fluxo intenso de veículos. Nos dias de maior movimento, como nos finais de semana, são cerca de 4 mil veículos que passam por aqui”, explica ele.

Mesmo durante a noite, quando o tráfego é menor, os motoristas são parados e os carros revistados, até mesmo ônibus e vans passam pela fiscalização dos militares.

Durante a operação, a estatística é que em torno de 40% a 50% dos veículos que passam pelo posto Pacuri estejam sendo revistados. O local também funciona como posto fiscal da Receita Estadual, onde são recolhidos os impostos sobre produtos que pagam o ICMS.

Cada lado tem um objetivo de fiscalização. Albano explica que os objetivos são diferenciados após estudos dos crimes cometidos em fronteira.

“No sentido Dourados/Ponta Porã nosso objetivo é coibir que carros roubados no Brasil sejam levados para o Paraguai. Já no sentido Ponta Porã/Dourados, é coibir o contrabando e o tráfico de drogas, pois esses são produtos oriundos do país vizinho”, detalha o militar.

Durante a operação um veículo Vectra, roubado em Campo Grande, foi apreendido e o autor do crime, que não teve o nome divulgado foi preso encaminhado para a polícia. Os militares também apreenderam filhos de papagaio, combustível sem nota fiscal de origem, eletroeletrônicos e produtos oriundos de contrabando.

Segundo os militares, as apreensões diminuem consideravelmente durante a operação, porém, para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal as operações são importantes porque geram o rescaldo.

Ou seja, os contrabandistas e traficantes acreditam que a situação fica mais “tranqüila” e voltam a agir na faixa de fronteira.

A repórter acompanha a operação a convite do Comando Militar do Oeste

Fonte: http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=729275

terça-feira, novembro 09, 2010

HELICÓPTERO DE ATAQUE T129

Nov 09

O helicóptero T129 da AgustaWestland adquirido pela Turquia.

A AgustaWestland recebeu mais um contrato avaliado em US$ 208 milhões para nove helicópteros de ataque T129 para as Forças Terrestres da Turquia, incluindo um pacote de peças sobressalentes. Os helicópteros serão montados pela Turkish Aerospace Industries, Inc. (TAI) e entregues até ametade de 2012 numa configuração básica, um ano antes dos 51 helicópteros T129s já encomendados, elevando para 60 o número de helicópteros adquiridos...

“Estou muito satisfeito que a encomenda para nove adicionais helicópteros T129 tenha sido feita nessa segunda-feira na SSM,” disse Giuseppe Orsi, CEO da AgustaWestland. “O anúncio nessa fase do programa confirma mais uma vez a confirança do cliente nas capacidades da plataforma bem como na habilidade da equipe de gerenciar o cronograma de entregas do desenvolvimento do mais importante programa aeroespacial turco jamais realizado”.

O programa do T129 continuam conforme planejado com as revisões de sistemas e de projeto completadas em 2009. A última revisão deve ficar pronta em breve, com significativas melhorias sendo introduzidas para adicionar sofisticados equipamentos de missão específicos para Força Terrestre da Turquia, incluindo um projeto desenvolvido no próprio país e um sistema para utilização do míssil UMTAS. Os protótipos estão sendo montados na Itália e na Turquia e começarão seu programa de testes em janeiro de 2011.

CIBERCOMANDO

08/11/2010 18h10 - Atualizado em 08/11/2010 18h12
CIBERCOMANDO DOS EUA ATINGE CONTROLE TOTAL SOBRE REDES DO GOVERNO

Órgão militar atingiu o status de 'Full Operational Capability' (FOC).

Anel central possui código com missão do órgão,
cujo objetivo é realizar operações militares na rede
e 'negar o mesmo a adversários'. (Foto: Divulgação)


Objetivo é coordenar a defesa de redes governamentais do país.

Altieres Rohr Especial para o G1

O Cibercomando dos Estados Unidos (United States Cyber Command – USCC ou USCYBERCOM) anunciou que sua estruturação atingiu um nível que permite a plena realização de suas funções. Desde maio, o USCC operava em “capacidade inicial de operação”. Com a incorporação dos órgãos antes responsáveis pelo monitoramento das redes do Departamento de Defesa norte-americano, o órgão agora possui o controle total sobre a segurança das redes militares do governo.

O US Cyber Command é uma divisão do exército que busca, segundo sua missão pública, coordenador e integrar as atividades militares no ciberespaço, defendendo as redes de computador do exército e realizando operações militares na internet, ao mesmo tempo em que “nega o mesmo aos adversários”. Essa missão está incluída em seu logotipo na forma de um código MD5, um tipo de função matemática que transforma qualquer texto, frase ou sequência de dados em um conjunto de 32 caracteres de A a F.

O órgão ainda deve continuar crescendo, segundo um comunicado enviado à imprensa. “Há tarefas que permanecem após o FOC, como o desenvolvimento da força de trabalho, o apoio a comandantes combatentes, e esforços para continuar aumentando a capacidade e habilidades”.

Os detalhes da divisão são desconhecidos até para outros membros do exército, mas é possível que ela tenha sido criada como resposta às preocupações de “ciberguerra”. Recentemente, as preocupações aumentaram ainda mais com o vírus, que causou problemas nas usinas nucleares do Irã e que teria sido criado por algum governo.

JUSTIÇA

11/2010 – 06h15
MINISTÉRIO PÚBLICO QUER ACABAR COM “DIREITO AUTOMÁTICO” DE ADVOGADO À PRISÃO DOMICILIAR

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal (DF) questiona na Justiça negativas por parte do Exército Brasileiro de receber advogados presos por ordem judicial. Segundo o MPF-DF, a recusa cria “uma situação de iniquidade e impunidade, uma vez que, por omissão das autoridades militares, os advogados passam a constituir a única classe de profissionais a ter direito automático à prisão domiciliar”.

Segundo reconhece o Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados que ainda não têm prisão definitiva decretada pela Justiça só podem ser recolhidos em salas de estado-maior. Ainda de acordo com a Corte, sala de estado-maior é qualquer sala existente no Exército, na Marinha ou Aeronáutica que tenha condições mínimas e que tenha sido destinada pelo comandante para esse fim. O espaço é diferente das celas especiais asseguradas a presos que têm curso de nível superior.  

Apesar da determinação judicial, o Ministério Público apurou que várias unidades do Exército têm se recusado a receber advogados presos. Segundo o Comando do Exército, a recusa se dá por alguns motivos, como a “falta de amparo legal” para a prática, o fato de não haver um espaço chamado sala de estado-maior nos quartéis e o fato de que manter encarcerados criminosos ou indiciados civis e militares punidos disciplinarmente “agride a dignidade do cidadão brasileiro que, por força de disposição constitucional, se obriga ao serviço militar”.

Ao combater os argumentos do Comando do Exército, o Ministério Público lembra que a Aeronáutica e a Marinha reconhecem a obrigação de receber os advogados presos. A ação pede ainda que seja fixada multa de R$ 1 mil diários, em caso de descumprimento da decisão pelas organizações militares.

Para o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Coelho, a instituição acredita que a lei deve ser cumprida, mas que a prisão domiciliar não deve ser vista como privilégio. “Ninguém vai se sentir menos punido por estar preso em sala de estado-maior, ou numa penitenciária, ou na delegacia, ou na prisão domiciliar. O que não pode é
ter sala de estado-maior apenas em alguns estados e isso acarretar o transporte dos presos, o que acaba expondo e prejudicando o réu”.

Edição: Graça Adjuto

segunda-feira, novembro 08, 2010

GEN GEORGE PATTON

Assuma riscos controlados. Isso é bem diferente de ser imprudente.

GEN GEORGE PATTON

O objetivo da guerra não é morrer por seu país, mas fazer o outro sujeito morrer pelo dele.

VANT BR

VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO
VANT FAZ PRIMEIRA MISSÃO NO BRASIL

8/11/2010

Exército brasileiro faz teste com avião pilotado por controle remoto usado para reconhecer terreno e identificar alvos


Três Vants simularam uma missão de defesa do território nacional, a maior manobra realizada pelo Exército em 2010

Brasília. Três anos após experiências de uso de aeronaves não tripuladas na missão de paz no Haiti, o Exército fez ontem o primeiro teste em larga escala de seu Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), em uma missão simulada de defesa do território nacional.

Ele é um avião de controle remoto usado para reconhecer terreno e identificar alvos para armas de artilharia, segundo o major Ademir Rodrigues Pereira, do Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

Ontem, três Vants simularam este trabalho no Exercício Agulhas Negras, a maior manobra realizada pelo Exército no Sudeste em 2010. Nela, 4.500 militares simularam a defesa da região contra um hipotético exército de invasão estrangeiro.

Diferente da Polícia Federal, que comprou um Vant produzido em Israel para patrulhamento de fronteiras, o avião do Exército foi desenvolvido no Brasil.

O primeiro projeto começou em 2004 e foi coordenado pelo Ministério da Defesa. Mas, no início de 2007, o Vant ainda não estava pronto para missões reais. Por isso, as tropas brasileiras da ONU adaptaram câmeras de vídeo em aeromodelos para sobrevoar a favela de Citè Soleil - que abrigava o último grupo rebelde do Haiti.

Os aviões fizeram dezenas de missões de identificação de atiradores, barricadas e fossos antitanque. "Eles tinham também um compartimento acionado por controle remoto que usávamos para jogar panfletos de propaganda que davam avisos e explicavam para a população o trabalho da ONU", afirmou o coronel da reserva Cláudio Barroso Magno, que comandou do batalhão brasileiro da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti.

Esses aviões "artesanais" não possuíam grande autonomia de voo ou sistemas de GPS e de piloto automático. "Não eram aviões operacionais militares. Nós os usávamos para obter um resultado psicológico, para eles (rebeldes e criminosos) saberem que os estávamos observando", explicou o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante da Segunda Região Militar. Segundo ele, a primeira geração do Vant desenvolvida pelo Exército ficou pronta ainda em 2007 e exemplares chegaram a ser usados em testes no Rio Grande do Sul e no Haiti, porém, quando não havia mais grandes combates no País.

domingo, novembro 07, 2010

GANDHI

Quem não Vive para Servir, não Serve Para Viver!                                                                   Mahatma Gandhi

SERVIÇO MILITAR

GENTE JOVEM - [ 07/11 ]
JOVENS SE DIVIDEM ENTRE SERVIR OU NÃO AO EXÉRCITO

André Moraes

Notícia publicada na edição de 07/11/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

O atirador Marvyn (nome de guerra), de 19 anos, tinha vontade de servir ao Exército brasileiro e disse que fez de tudo para ser convocado: Fui me preparando para chegar no dia e ter a sorte de ser chamado. Para mim é um orgulho estar no serviço militar, afirma 

Quando um jovem chega aos 18 anos, muitas são as preocupações que surgem em sua cabeça. A maioridade traz alguns privilégios, mas também indagações sobre como levar a vida adiante, depois de um passo tão importante. Uma questão que é inerente a essa estapa é sobre o alistamento militar. No Brasil, todos os homens que irão completar ou já completaram 18 anos são obrigados a se alistar no Exército brasileiro, previsto em lei desde 1908. Dentro desse assunto, existem opiniões diversas sobre o serviço militar. Enquanto alguns já possuem o sonho de servir ao Exército, outros preferem se dedicar à faculdade ou ir atrás do que realmente desejam nesse momento.

A busca de desafios foi o que motivou o funcionário público Edgar Luiz de Souza Júnior, 23 anos, quando serviu ao Tiro de Guerra de Sorocaba em 2006. O jovem afirma que não esperava ser chamado por causa de sua baixa estatura (1,64m), mas acabou descobrindo que a altura mínima para o serviço militar é de 1,60m. Ergueu a cabeça e encarou de frente essa nova etapa. Foi uma experiência interessante aprender coisas novas sobre nosso país, histórias que só ouvimos lá dentro, declara Júnior. A cidadania e o compromisso com o próximo foi o que Edgar tirou de mais importante dessa vivência no meio militar. Eu já levei isso de casa, mas lá eu reforcei os valores que um cidadão de bem deve ter, constata.

A convivência com jovens de todos os tipos foi bastante interessante, segundo Júnior, e com isso, surgiram acontecimentos que ele nunca esquece. Durante a conversa com a reportagem da coluna Gente Jovem, Júnior contou que no dia em que estavam tendo instruções para a desmontagem de um mosquetão (espécie de fuzil), o sargento chamou um rapaz que era muito alto para demonstrar como isso era feito. Ele prendeu o dedão da mão em uma das peças do objeto e começou a gritar. Então Edgard foi chamado para a demonstração, que conseguiu fazer tudo direitinho, e o sargento não poupou a tiração de sarro dizendo: você desse tamanho não consegue e olha ele, levando todos aos risos.

Edgard ainda disse que pretendia seguir carreira no meio militar, quando, pouco antes de terminar o serviço no Tiro de Guerra, resolveu prestar a prova da ESA (Escola de Sargento das Armas). Mas, segundo o jovem, a baixa remuneração o desmotivou. Observei que podia ganhar mais dinheiro fora do Exército, revela.

A expectativa do alistamento

O estudante Carlos Henrique Machado tem 17 anos e precisará se alistar ao Exército no ano que vem, quando completará 18 anos. O entusiasmo ele diz que não existe, mas como é preciso passar por essa etapa, o jovem está na espera. Sendo bem sincero, nem queria ter que passar por isso, revela Carlos. Entrar no serviço militar iria atrapalhar o sonho do jovem, que é fazer faculdade de Educação Física. Caso eu tivesse que servir, esse meu sonho teria que ser deixado pra trás e não é o que eu pretendo neste momento, confessa.

A obrigatoriedade do alistamento é um fator que Carlos não concorda. Para ele, um jovem de 18 anos ainda tem muito o que viver e aprender na vida, não estando preparado para passar por essa experiência. De outro lado, Carlos pensa que se dependesse da escolha de cada um, muitos jovens não iriam querer passar por isso e poucos estariam no Exército, representando o País. Mas estando lá, temos muito o que aprender. Muita coisa que nos ensinam lá dentro poderemos utilizar aqui fora, como nos virar sozinhos, ter mais responsabilidade e, até mesmo, a cuidar de nossas coisas, reconhece o jovem.

A vivência de quem está lá dentro

O serviço militar entrou na vida do atirador Marvyn (nome de guerra), de 19 anos, no ano passado, quando precisou se alistar. O jovem já possuía a vontade de servir ao Exército brasileiro, portanto disse que fez de tudo para ser convocado. Fui me preparando para chegar no dia e ter a sorte de ser chamado. Para mim é um orgulho estar no serviço militar, afirma com convicção. No dia 1º de março seu sonho foi realizado, quando houve a convocação para atuar no Tiro de Guerra de Sorocaba. As principais experiências que Marvyn leva consigo são a união e a disciplina, conquistadas por meio de atividades e instruções que os jovens recebem no local.

A rotina de quem está servindo ao Exército começa bem cedo, às 6h. A partir desse horário, os atiradores - como são chamados os jovens que estão no Tiro de Guerra - recebem instruções, como atividades de tiro e treinamento, sendo liberados já às 8h. A cada nove dias, alguns concorrem a serviços de escala, em que precisam ficar 24h no Tiro de Guerra, realizando serviços como limpeza e guarda do prédio, se revezando na guarita em duas horas de vigilância, por outras duas de descanso.

O atirador certifica de que o trabalho é muito unido, e os jovens sempre procuram fazer juntos todas as atividades. É como se fôssemos uma família, comenta. O aprendizado que consegue tirar dessa experiência, Marvyn conta que é de grande valor: nós começamos a ver o mundo com outro olhar. Nós passamos a ter uma visão diferente daquela que possuíamos antes de estar no meio militar. Depois de tantas experiências vividas no Tiro de Guerra, ele afirma que pretende seguir carreira no serviço militar, mas, para isso, ainda precisa adquirir mais conhecimentos, pois os cargos são conseguidos por meio de concursos. Com tudo o que passamos e vemos aqui, sempre temos algo a aprender, completa.

Quantos são chamados?

Para os jovens que estão aflitos, imaginando se serão chamados ou não, o número de rapazes que são convocados pode trazer uma boa notícia aos que não pretendem servir ao Exército. De acordo com o chefe da Instrução do Tiro de Guerra, sargento Neves, menos de 1% dos alistados são chamados. Em Sorocaba, cerca de 4.000 jovens se alistam por ano no serviço militar, mas apenas 100 são convocados. De acordo com o sargento, 70% já são pré-dispensados no sistema, e os outros 30% realizam exames médicos e psicotécnicos. Desses, 300 são designados para comparecer ao Tiro de Guerra, em que realizam exames físico, cultural, psicológico e moral, que decidem quais jovens farão parte dos 100 que realizarão as atividades militares. Então, se você completa 18 anos em 2011, não se esqueça de procurar a Junta de Serviço Militar, que fica na rua Cel. José Tavares, 131, Vila Hortênsia, a partir do dia 2 de janeiro. Os documentos necessários são a Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade; duas fotos 3x4 recentes e sem data; e um Comprovante de Residência. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1102.

Gírias utilizadas no serviço militar

Bisu = um conselho ou algum ato bom praticado.
AM (Azar Militar) = qualquer coisa prejudicial ou ruim. Exemplo dado pelo sargento Neves: Trabalhar no Natal é um AM.
Brasil = o nome do país é utilizado quando querem concordar com algo dito.
SDS (Só Deus Sabe) e Só acaba quando termina = muito usadas para dizer quando alguma atividade irá ser completada.
Acochambrar = relaxar, fazer corpo mole.
Torar = dormir.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=79&id=363114