segunda-feira, novembro 01, 2010

PARCERIAS.

Publicada em 31 de outubro de 2010 · 13:47
PARCERIA 100% FEDERAL Firmado acordo de cooperação entre 56º BI e IFF

Campus Guarus passa a ter mais 50.000 m2 de área

O Instituto Federal Fluminense (IFF) segue seu pleno poder de expansão e a mais nova conquista foi anunciada neste domingo (31/10), quando noticiado que uma parceria com o Exército Brasileiro possibilitará a ampliação da sede com novas dependências para o campus Campos Guarus e uma base para a Reitoria à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul em Campos.

Com a consolidação do acordo de cooperação com o Exército Brasileiro ficou acertada a cessão de um terreno de 50.000 m2 para a instituição de ensino.

Em contrapartida a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação vai repassar ao Exército verba para reparos e adequações no estande de tiros instalado no 56º Batalhão de Infantaria.

A parceria do IFF com o Exército Brasileiro já é antiga. O campus Campos Guarus está construído numa área de 20.000 m2, e 16.417 m2 de área urbanizada que também foi cedida pelo 56° Batalhão de Infantaria do Exército.

Atualmente são oferecidos os cursos técnicos integrados em Eletrônica (com ênfase na área naval), e Meio Ambiente, cursos sequencial pós-médio em Farmácia e Enfermagem, além do Programa de Ensino de Jovens e Adultos nas áreas de Meio Ambiente e Eletrônica, voltado para maiores de 18 anos que ainda não cursaram o ensino médio.

Cerca de 700 alunos fazem parte do quadro e quando o Campus estiver com seu funcionamento pleno, a meta é alcançar cerca de 1000 matrículas.

A infra-estrutura do local conta hoje com sete blocos compostos de oito salas de aula; 14 laboratórios; uma sala de artes; 17 ambientes administrativos; biblioteca; auditório; quadra poliesportiva; vestiário; refeitório; 14 sanitários; quatro estacionamentos; quatro quiosques de convivência dos alunos e mais um bloco de ensino já em construção. Este com mais quatro salas de aula; seis ambientes administrativos; um auditório; dois sanitários; uma sala para o núcleo de pesquisa; um estúdio de gravação; uma sala de gravação e uma sala para o clube de astronomia. Também está incluída na obra a cobertura da quadra e da área para merenda escolar.

De acordo com o diretor do campus Campos Guarus, Leandro Crespo, com a cessão vai ser possível pensar em mais ampliações. “Creio que esta não seja uma conquista só do campus Guarus, mas de todo o IFF. Ao acrescentar mais de 50.000 m² de área a já existente (o equivalente a duas vezes e meia), vamos poder colocar em prática os projetos já formatados anteriormente para a grande Guarus, além da possibilidade da expansão da Reitoria”, conclui Leandro.

De acordo com a Reitora do Instituto, Cibele Daher, a ampliação vai beneficiar a população de Guarus. “A possibilidade de ampliação vai ser boa não só para o IFF, mas para toda a população da margem esquerda do Rio Paraíba, que vai ter ainda mais oportunidade de ingressar no ensino técnico e profissionalizante oferecido pelo Instituto”, finaliza Cibele.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário