sexta-feira, novembro 05, 2010

EXÉRCITO PORTUGUÊS

UC E EXÉRCITO UNEM-SE PARA FORMAR INTERVENIENTES EM OPERAÇÕES DE PAZ

Foto de Luís Carregã


A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e a Brigada de Intervenção criaram um curso para dotar militares e civis de boas práticas de atuação em operações de paz e ação humanitária.

Através desta formação, que começa este sábado (6) e decorre até dia 27 no quartel da Brigada de Intervenção de Coimbra, pretende-se preparar os 40 participantes para a interação com os vários atores presentes nessas zonas de missão.

“Percebemos que havia necessidade que se desse uma certa preparação prévia”, declarou à Lusa Carla Marcelino Gomes, coordenadora dos projetos do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A partir daí aquele instituto da Faculdade de Direito juntou-se ao Exército Português para conceber um novo curso com um enquadramento teórico e prático.

“Houve um número inacreditável de candidatos, a demonstrar que o país estava a precisar”, observou Carla Marcelino Gomes, acrescentando que foram cerca do dobro a candidatar-se aos lugares disponíveis.

Entre os participantes, seis militares e 34 civis, “há algumas pessoas com muita experiência nestas missões, à procura de sedimentação de conhecimentos, e jovens com formações profissionais muito díspares”, nomeadamente de direito, relações internacionais, sociologia ou saúde, explicou.

No final da formação haverá um exercício prático em que será simulado um cenário para atuação concreta, no qual cada um dos participantes será chamado a desempenhar um papel perante observadores que avaliarão o desempenho, seja com refugiados, em negociação de acordos de paz, ou outros.

O curso foi delineado pelo Major-General Antunes Calçada e pelos professores da faculdade de Direito de Coimbra Moura Ramos, especialista em direito internacional e atual presidente do Tribunal Constitucional, Vital Moreira e Jónatas Machado.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/2010/11/uc-e-exercito-unem-se-para-formar-intervenientes-em-operacoes-de-paz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário