sexta-feira, novembro 05, 2010

ESTRATÉGIA DE DEFESA

19 Agosto, 2009
O BUNKER "SECRETO" DE BERNA

Uma visita ao bunker "secreto" do governo cantonal de Berna.
O bunker secreto localizado abaixo de um paiol agrícola poderia ser utilizado pelo governo cantonal de Berna e o exército em caso de guerra nuclear. Hoje é apenas uma relíquia da Guerra Fria, sem utilização prática. swissinfo esteve por lá. (fotos e texto: Alexander Thoele, swissinfo.ch)

A entrada disfarçada do bunker é o depósito ao lado do asilo de idosos. Ele é ocupado por máquinas agrícolas, feno, esterco e outros materiais de trabalho.

A discreta porta no fundo do depósito leva à entrada principal do bunker subterrâneo de dois andares com mais de 50 salas.

 O funcionário abre a porta principal do bunker. Ela é feita de aço e concreto, capaz de resistir a ondas de choques de grande força. O visitante precisa passar em várias ante-salas de purificação para entrar no salão principal.

 Os relógios no bunker já não indicam mais a hora correta. Porém as tomadas e toda a instalação elétrica está em perfeito estado.

Mesmo em um bunker existe espaço para ironia: pegadas de "urso" coladas no chão levam os habitantes para uma sala de reuniões.

Maca no hospital do bunker governamental. Seus equipamentos permitem realizar operações urgentes e atendimentos de primeiros-socorros.

 Chuveiros de descontaminação. Pessoas que vêm do mundo exterior, contaminado por radioatividade, precisam tomar um banho e limpar-se com produtos especiais antes de entrar no espaço interno do bunker.

A moderna cozinha do bunker é capaz de preparar várias refeições diárias aos duzentos "moradores". Ela está arrumada como se os cozinheiros ainda trabalhassem nela.

 A entrada principal do bunker é controlada por uma guarita militar. O pôster ao lado mostra uma cena no interior rural do cantão de Berna. Uma forma de manter o contato com o mundo externo?

 Nada de luxo para os políticos. Os membros do governo cantonal de Berna teriam de dividir pequenos quartos com beliches duplos.

Na sala de planejamento estratégico, políticos e militares estariam coordenando a sobrevivência no cantão de Berna durante um conflito nuclear.

 Alguns equipamentos no bunker nunca mais foram renovados. Um exemplo é o computador encontrado em uma sala militar, provavelmente da primeira geração.

 Parece brincadeira, mas a sirene de alarme da bomba de fezes é extremamente importante em um bunker. Se ela pifa, as condições de vida no seu interior se deterioram rapidamente.

 Até um bunker tem uma saída de emergência. Na sala de filtragem de ar, a porta leva a uma saída externa, também escondida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário