quarta-feira, novembro 03, 2010

COOPERAÇÃO EXÉRCITO AMERICANO

DNIT E CORPO DE ENGENHARIA DO EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS NEGOCIAM TERMO DE COOPERAÇÃO
Objetivo é troca de experiências na implementação de melhorias em hidrovias brasileiras

O diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, se reuniu na semana passada com oficiais do Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos para tratar de um futuro termo de cooperação entre os dois países. O US Army Corps of Engineers é o responsável pela implantação e operacionalização de hidrovias estadunidenses. O objetivo da parceria é aproveitar os conhecimentos e a experiência norte-americana para implementar melhorias nas hidorovias brasileiras.

Esse intercâmbio aconteceria por meio de qualificação para o controle funcional das hidrovias, na operação dessas vias navegáveis e de comportas, bem como em sistemas de eclusagem. De acordo com Pagot, o interesse dos Estados Unidos surgiu em uma visita de oficiais do Exército Brasileiro àquele país. Ao saber da existência do DNIT, eles quiseram conhecer o trabalho da autarquia. “A expertise dos americanos vem da operação de grandes hidrovias, como as dos rios Mississipi, Missouri e Tennessee, por onde são transportados volumes extraordinários de carga com grande sucesso”, explicou o diretor.

Será marcada uma nova reunião entre o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos e o DNIT, com a participação de integrantes dos ministérios dos Transportes e do Planejamento, e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, para dar prosseguimento à elaboração do Termo de Cooperação.

25/10/2010
ASSESSORIA DE IMPRENSA/DNIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário