quarta-feira, novembro 03, 2010

PARÁ

Quarta-feira, 03/11/2010, 02h48
BIMOTOR FAZ POUSO FORÇADO EM ORIXIMINÁ

Um avião bimotor PA-31 com dois tripulantes que tiravam fotos aéreas para confecção de mapas para o projeto Cartografia da Amazônia, fez um pouso forçado no leito do rio Trombetas, que banha o município de Oriximiná. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), no último domingo, o motor da aeronave parou e não havia combustível suficiente para chegar até o aeroporto Brigadeiro Cantídio B. Guimarães, em Oriximiná.

Segundo depoimento de um dos pilotos à FAB, um poço no trajeto do pouso provocou o afundamento do nariz do avião e levantamento da cauda. O para-brisas quebrou e os ocupantes foram atingidos pela lama, inclusive nos olhos. Quando o resgate chegou, eles não conseguiam enxergar o helicóptero de salvamento. A operação de resgate contou com apoio do Cindacta 4, em Manaus (AM), que informava sobre o sinal eletrônico emitido pelo avião via satélite a uma equipe especializada em busca e resgate, que estava em um helicóptero. As vítimas foram localizadas em cerca de uma hora e meia.

Ao serem resgatados, os tripulantes foram levados para o Hospital Municipal de Oriximiná, onde foram atendidos e, em seguida, liberados. Logo depois, foram levados para Manaus num helicóptero da Força Aérea. Enquanto isso, a aeronave era resgatada e teve o mesmo destino.

CARTOGRAFIA

O Projeto Cartografia da Amazônia, que está sendo executado pelo Exército Brasileiro, chegou a Oriximiná. Cidade que deverá ser a sede da nova base do Exército que se instalará na região.

O projeto começou em 2008 no Estado de Roraima, passou pelo Amazonas e agora se estende até o Pará. No território brasileiro, somente o IBGE e o Exército têm essa responsabilidade de fazer as cartas topográficas, que são o mapeamento sistemático da região. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário