sexta-feira, outubro 29, 2010

TECNOLOGIA MILITAR


Ainda não são as aeronaves futuristas que levavam os soldados no filme Avatar, mas está ficando cada vez mais próximo disso. A agência americana DARPA, ligada ao exército americano e responsável pelos projetos especiais para os militares americanos, em conjunto com a Boeing, distribuíram fotos e um vídeo de um conceito de avião-helicóptero capaz de ter a mobilidade de um helicóptero e a velocidade de um avião.


O segredo da máquina está nos rotores retráteis colocados acima da aeronave: chamado de disco rotor, ao mesmo tempo que garantiriam o vôo vertical e a planagem do aparelho, eles se recolheriam quando se alcançasse determinadas velocidades e altitudes, permitindo alcançar velocidades de até 660 km/h. Para um avião, essa é uma velocidade até ordinária, mas para um helicóptero seria um aumento de velocidade fabuloso, pois mesmo os mais avançados helicópteros militares não ultrapassam a casa dos 400 km/h.

O grande desafio técnico da Boeing é fazer com que as hélices do disco rotor se retraiam com seguranaça, em todas as condições climáticas e de uso. Se tudo der certo, será mais uma vantagem para as tropas americanas e aliadas, que passarão a contar com veículo aéreo de grande velocidade e agilidade. Confira abaixo o vídeo demonstrativo do avião-helicóptero:


FONTE: http://www.putsgrilo.com/tecnologia/aviao-helicoptero-futurista-do-exercito-americano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário