sexta-feira, outubro 29, 2010

SOLDADO CIDADÃO

EMBRAPA E EXÉRCITO JUNTOS FORMANDO “SOLDADO CIDADÃO” EM PE
(27/10/2010)

Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Embrapa promoveu capacitação sobre construção de hortas orgânicas para um grupo de 25 militares do Comando da 7ª. Região Militar e 7ª. Divisão do Exército em Pernambuco.

Realizada no Recife, na quinta-feira (21), a iniciativa fez parte da formação do “Soldado Cidadão”, projeto do Ministério da Defesa, que agora contará com a participação efetiva da Embrapa nas áreas de solos, olericultura e fruticultura.

Para a realização do evento, três Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram envolvidas: Embrapa Solos – UEP Nordeste (Recife, PE), Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).
O treinamento teórico e prático abrangeu desde o cultivo de hortaliças até a produção de compostos orgânicos e biofertilizantes, além de húmus de minhoca. O curso foi ministrado pelos pesquisadores Maria Sonia Lopes da Silva (Embrapa Solos), Nivaldo Duarte Costa, Tony Jarbas Ferreira Cunha e José Adalberto de Alencar (Embrapa Semiárido), e pelo analista José Gouveia de Figueiroa (Embrapa Tabuleiros Costeiros).

Na prática de campo, os militares puseram a mão na massa aplicando os conhecimentos adquiridos no manejo das hortas e preparo de insumos agroecológicos. Essa atividade foi o pontapé inicial da parceria formada entre a Embrapa e o Exército, no Recife, que prevê outros cursos e oficinas em 2011.

Ao final, a pesquisadora Maria Sonia, representando a Embrapa, recebeu a distinção de “Amigo do Exército” das mãos dos comandantes, General Nilson Ananias e Major André Sodré Lira Brandão, em cerimônia realizada no pátio do Comando.

Saulo Coelho  (MTb/SE 1065)
Jornalista - Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE)
Contatos: saulocoelho@cpatc.embrapa.br / (79) 4009-1381
Mais Informações: sac@cpatc.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário