sexta-feira, outubro 29, 2010

EXERCÍCIO AGULHAS NEGRAS 2010

29/10/2010
EXÉRCITO FARÁ TREINAMENTO NA REGIÃO

Barra Bonita foi escolhida para receber os soldados da Academia Agulhas Negras nos dias 3 e 12 de novembro.

Da Redação

Durante oito dias, o Exército realizará um treinamento de grande porte na região de Pirassununga e Barra Bonita de capacitação das tropas para a defesa do território brasileiro. Batizado de Exercício Agulhas Negras - Operação Barra Bonita, a instrução reunirá, aproximadamente, 4.500 militares de diversos Estados. O evento vai do dia 3 a 12 de novembro.

Organizado pela 2ª Divisão de Exército, o exercício simula uma agressão por parte de uma nação estrangeira, onde um País fictício invadiria o território brasileiro e precisaria ser expulso.

Diversos tipos de operações militares serão empregadas, como travessia de curso d’água, infiltração aero móvel, assalto aero móvel, suprimento aero móvel e aero terrestre, marcha para o combate, ataque a uma posição sumariamente organizada, junção, substituição e infiltração.

Para Barra Bonita está programado no dia 9 de novembro salto de pára-quedas a partir de 6h e, no dia 10, deslocamento de blindados no período da manhã.

Além do Exército, a Aeronáutica também estará presente no exercício, apoiando toda a operação com aeronaves, como o A-1, o AT-27 (conhecido com Tucano), o C-130 (aeronave de transporte de tropas e suprimentos, também conhecidos como Hércules) e o C-95 (aeronave para transporte de suprimentos).

Estarão presentes nas simulações militares da 11ª Brigada de Infantaria Leve, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aero móvel), a Brigada de Infantaria Pára-quedista, o Comando de Aviação de Exército, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, a 1ª Companhia de Guerra Eletrônica, a Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear, o 6º Grupo Lançador Múltiplo de Foguetes, além de soldados do 2º e 8º Batalhões de Polícia do Exército.

Os exercícios serão realizados nas cidades de Pirassununga, Analândia, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Santa Maria da Serra, Torrinhas e Brotas.

Fonte: http://www.jcnet.com.br/detalhe_regional.php?codigo=194815

Nenhum comentário:

Postar um comentário