domingo, abril 06, 2008

RESPONSABILIDADE E DISCIPLINA SÃO PILARES PARA O 1º LUGAR

RESPONSABILIDADE E DISCIPLINA SÃO PILARES PARA O 1º LUGAR

Domingo - 06/04/2008

O Colégio Militar de Santa Maria é o melhor no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o segundo entre as instituições do estado
O trabalho fundamentado em dois pilares básicos, responsabilidade e disciplina, teve, segundo o comandante e diretor de Ensino, Paulo Germano Freire Veloso, reconhecimento. Ele atribui o resultado conquistado pelos alunos da instituição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ao Sistema Colégio Militar de Ensino, que envolve os 12 estabelecimentos distribuídos no país:“a centralização desse sistema faz com que o ensino oferecido em Manaus seja o mesmo prestado no Rio Grande do Sul”. Veracidade comprovada, uma vez que o Colégio Militar de Porto Alegre é o melhor classificado, conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no estado, com a nota 81,58, levando-se em conta apenas a prova objetiva do ENEM. O Colégio Militar de Santa Maria, por sua vez, aparece com conceito 79,35 para essa referência; e média 74 para as provas objetiva e redação.

O comandante ressalta que todas as atividades do colégio trabalham com as três áreas do conhecimento:psicomotora, cognitiva (ensino-aprendizagem) e afetiva. “Trabalhamos essas áreas de forma contextualizada”, relata, salientando que a disciplina, mencionada como pilar na educação não é a militar:“acreditamos que a disciplina é imprescindível para a formação da cidadania, porque só se vive em sociedade tendo disciplina. Quem é disciplinado jamais terá sua liberdade sustada”. Ele destaca que o significado desse valor passado aos alunos é o que te conduz ao respeito alheio.

Além dessas conceituações, o diretor de ensino menciona as diretrizes trabalhadas com os estudantes. “Temos três premissas que são a segurança, o bem-estar e o ensino-aprendizagem do aluno”. Veloso diz que, no ensino-aprendizagem, o trabalho é dirigido também à motivação do aluno para aprender, do professor para ensinar, além de trazer a família, principalmente os pais, para dentro da escola, desenvolvendo com estes atividades e encontros nos finais de semana. “A motivação do aluno para aprender envolve também atividades extra-classe, mas sempre fundamentadas nos pilares de nossos sistema, que são a responsabilidade e a disciplina. Estamos sempre voltados para a tradição e bons valores”, revela. Nessa citação, o comandante referencia o uniforme centenário utilizados pelos estudantes do colégio.

No que se refere à motivação dos professores, ele afirma a continuada busca pela qualificação dos mesmos. “Motivamos e apoiamos os professores para realização de cursos, atualizações, especializações, cursos de Mestrado, Doutorado, enfim tudo que possa ajudá-los a conduzir o aluno no processo educacional”, conta o diretor de ensino.

Veloso esclarece o dia-a-dia dos alunos do Colégio Militar de Santa Maria, que oferece educação do 6º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. “Nossos alunos têm idade entre 10 e 20 anos. Eles desenvolvem a parte cognitiva no turno da manhã, no horário das 7h30 às 12h25. No turno da tarde são realizadas atividades para as áreas afetiva e parte dirigidas à psicomotora”, explica. O comandante diz que ainda esse ano serão oportunizadas aos estudantes aulas de música, ballet, coral junto à Banda da escola, e mais prática desportiva:“temos um aluno do 1º ano do Ensino Médio, convocado para a Seleção Brasileira de Basquete, categoria sub-15. Esse ano estamos promovendo o 1º Festival de Música, onde eles apresentam canções inéditas, e cuja final terá 12 músicas”.

O Colégio Militar de Santa Maria iniciou com 315 alunos, hoje, possui 731 estudantes. O ingresso na instituição se dá por duas modalidades:aluno amparado, cuja vaga é para filhos de militares das Forças Armadas; e por concurso. “São feitas provas para admissão no 6º ano do Ensino Fundamental e para o 1º ano do Ensino Médio”, esclarece. No entanto, a concorrência nessa seleção vêm crescendo nos últimos anos:“temos tido a média de 50 candidatos por vaga, ou seja, a concorrência é superior a muitos vestibulares”, finaliza o comandante e diretor de Ensino, Paulo Germano Freire Veloso.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário