quinta-feira, abril 10, 2008

FORÇAS ARMADAS QUEREM JUROS MENORES EM EMPRÉSTIMO.

Forças Armadas querem juros menores em empréstimos
.
Marinha e Aeronáutica são as forças que pagam juros maiores
.
De: Agência O Dia
.
As Forças Armadas articulam baixar o teto dos juros do empréstimo consignado para toda a tropa. Querem taxas mais atraentes que as cobradas de servidores civis e aposentados do INSS e discutem a concessão de cartão de crédito para oficiais, praças e suas pensionistas.
.
Um parâmetro são as taxas cobradas do pessoal do Exército. Para a tropa verde-oliva, os descontos variam de 1,57% (1 a 6 meses) a 1,90% (37 a 48 meses) ao mês, bem abaixo dos 2,5% cobrados, por exemplo, dos aposentados do INSS. Além disso, a Força terrestre elevou o prazo máximo de financiamento para 48 meses, o mesmo da Marinha.
.
Na FAB, a informação é que os prazos maiores serão cortados, adaptando os novos empréstimos aos 48 meses. Na Marinha, a margem do vencimento a ser comprometida com as prestações ficará nos 30%, doendo no bolso de quem estava acostumado com margens mais generosas. Pensionistas que viram a possibilidade de rolar dívidas sumir com o corte da margem e inativos que torciam por crédito em um prazo maior estão assustados e temem que juros menores e cartão de crédito não passem dos estudos preliminares. Lembram que com os soldos congelados, o crédito tem sido a alternativa para manter as contas em dia.
.
“O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, não gosta de comparações, mas é inevitável comparar o salário do controlador de tráfego aéreo (R$ 1.700) com o do policial rodoviário, que, com a última negociação salarial, deverá receber R$ 7.500”, diz um sargento da FAB, para quem o adiamento do anúncio do reajuste dos soldos só vem aumentando o endividamento da tropa.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário