quinta-feira, abril 10, 2008

EXÉRCITO MONTA OPERAÇÃO MÃO AMIGA A PEDIDO DO GOVERNADOR DO ESTADO.

Exército monta operação Mão Amiga a pedido do governador do Estado
.
Data de Publicação: 9 de abril de 2008
.
A pedido do governador Jackson Lago e autorizado pelo presidente Lula, o 24º Batalhão de Caçadores, no Maranhão, montou a operação Mão Amiga para dar assistência aos desabrigados pelas fortes chuvas que caem no Estado, em especial no Vale do Mearim, onde estão localizadas as cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, duas das mais atingidas pela cheia do Rio Mearim.
.
O exército mobilizou a subunidade Companhia Gurupi, com 152 homens, para coordenar os trabalhos de retirada da população da área de risco, realizar o transporte de material de apoio aos desabrigados e distribuir kits com rede, lençol, toalha e colchão, disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo do Estado. “Essa é a nossa melhor companhia, composta por homens preparados para esse tipo de ação”, explicou o comandante do 24º BC, tenente-coronel Guedes.
.
Dentre os homens da Companhia Gurupi, está uma equipe especializada na área de Saúde, composta por 7 médicos, 14 enfermeiros, 3 dentistas e 2 farmacêuticos, que já realizou 3 mil atendimentos, onde foram detectadas doenças como erisipela, diarréia e difteria. Além do atendimento, o 24º BC também distribui medicamento para o problema diagnosticado.
.
Com a diminuição das águas em Trizidela do Vale e Pedreiras, o comandante deslocou parte de sua equipe para os povoados de Lage do Curral, no município de São Mateus e Lago Verde, em Matões, também à beira do Rio Mearim, e que estão inundadas com a vazante do grande volume de água que se concentrava em Trizidela e Pedreiras.
.
A Operação Mão Amiga foi montada durante a visita do governador Jackson Lago a Trizidela do Vale, na sexta-feira (04), na qual o tenente-coronel Guedes fazia parte da comitiva, e foi solicitada a participação do Exército nas ações de emergência montadas pelo Governo do Estado.
.
Acompanhado de seu Estado Maior, Guedes montou a sua estratégia de ação e fez um Levantamento Estratégico de Área (LEA), que mapeou as condições de transportes rodoviário, marítimo e aéreo, o tipo de vegetação, o tipo de relevo e os recursos disponíveis nos dois municípios para uma possível mobilização de emergência na região. Foram mobilizados o hospital e uma maternidade, com 20 leitos, uma policlínica com 10 leitos, armazéns, ônibus, etc.
.
O secretário Nacional da Defesa Civil, Roberto Guimarães, diante dos resultados alcançados, solicitou nesta terça-feira, que o 24º BC participe da segunda fase, que é reconstrução do que foi destruído pelas águas, e o retorno dos atingidos às suas casas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário