quarta-feira, novembro 10, 2010

PARCERIAS

Parceria
TUIUTI FIRMA PARCERIA COM EXÉRCITO E OFERECE SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO
10/11/2010 | 15:58 | Gazeta do Povo

A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de Curitiba, firmou uma parceria com o Exército Brasileiro que possibilitará aos alunos matriculados na instituição cumprir o serviço militar dentro da própria universidade. O período de instrução será de quatro meses, a partir de março de 2011.

Segundo o major Geraldo Henrique Mathias, a UTP será sede de uma Escola de Instrução Militar (EsIM), que possibilitará a prestação do Serviço Militar Inicial, conciliada com o currículo escolar.

A parceira funcionará da seguinte maneira: acadêmicos que completarem 18 anos em 2011 ou que não prestaram o serviço militar obrigatório poderão se alistar e participar do processo de recrutamento na UTP.

A instituição cederá o espaço físico para a realização do treinamento militar, que será supervisionado por integrantes do Exército Brasileiro – Comando Militar Sul. “A vantagem é que os acadêmicos receberão o treinamento do Exército na própria universidade, no contraturno das aulas. Eles farão um curso superior paralelo ao serviço militar obrigatório”, explica Mathias.

O acadêmico participará da EsIM durante quatro meses e será certificado como reservista de segunda categoria, ficando dispensado do serviço militar obrigatório. Todo o período de treinamento será custeado pelo Exército Brasileiro. Vale lembrar que para participar da EaIM obrigatoriamente os interessados devem estar matriculados em algum curso da Universidade Tuiuti do Paraná.

Disciplinas

Os participantes da EsIM seguirão um Programa Padrão (PP) de treinamento, no qual estão inseridas todas as atividades previstas para os quatro meses de instrução.

Fazem parte das disciplinas curriculares: Armamento Munição e Tiro; Higiene e Primeiros Socorros; Hierarquia e Sinais de Respeito; Ordem Unida; Treinamento Físico Militar; Técnicas Especiais; Comunicações e Marchas e Estacionamentos. O Exército fornecerá o deslocamento para as disciplinas realizadas fora da instituição, como Armamento Munição e Tiro.

Serviço:

Quem pode participar? Acadêmicos (homens) que completarem 18 anos em 2011 ou aqueles que não tenham prestado o serviço militar obrigatório.

Horário do treinamento: No contraturno das aulas. Inicialmente acontecerá no período da tarde, de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h.

Número de vagas: 50

Mais informações: 0800 410800

Nenhum comentário:

Postar um comentário