segunda-feira, outubro 18, 2010

SUSTENTABILIDADE.

EVENTO DISCUTE INVESTIMENTO PRIVADO PARA AMAZÔNIA
18 de outubro de 2010 | 14h34

Michelle Portela - Especial para O Estado

Manaus - O Fórum Econômico Mundial (FEM) está estudando maneiras de atrair capital privado para investimentos em comunidades tradicionais na Amazônia e de outras localidades no mundo que sofrem pressão direta das mudanças climáticas.

Estratégias de incentivo à economia verde foram analisadas ontem durante visitas de representantes do FEM à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, organizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

“São as comunidades pobres e isoladas que estão sofrendo os impactos das mudanças climáticas. Nossa emergência é viabilizar possibilidades de adaptação”, afirmou Virgílio Viana, superintendente- geral da FAS.

Os representantes do FEM e de empresas multinacionais da Europa visitaram a comunidade de Tumbiras. A viagem de barco de  cerca de 1h30 partindo de Manaus teve de ser interrompida em duas ocasiões por causa da seca. Primeiro, a comitiva precisou descer para usar barcos menores e, depois,  cumpriu um pequeno trecho a pé.
Discutiu-se a possibilidade de pagamento por serviços ambientais mesmo enquanto não há uma regulação internacional para a compra de créditos de carbono.

Entre as propostas está o uso das plataformas das multinacionais para agregar serviços ambientais às estratégias de negócios nas localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário