sexta-feira, abril 18, 2008

PARA SAITO, DIVERGÊNCIA ENTRE PLANALTO E GENERAL DO EXÉRCITO ESTÁ RESOLVIDA.

18/04/2008 - 13h11
Para Saito, divergência entre Planalto e general do Exército está resolvida
.
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, disse nesta sexta-feira (18) que a divergência entre o Planalto e o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, está resolvida. Saito participou hoje da comemoração do Dia do Exército --festejado amanhã (19).
.
"Está resolvida", disse Saito quando questionado sobre a irritação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Heleno.
.
O presidente Lula Silva se reuniu ontem com o ministro Nelson Jobim (Defesa) e o comandante do Exército, Enzo Martins Peri. Interlocutores informaram que Lula cobrou de ambos explicações do general Augusto Heleno.
.
O general atacou a política indigenista do governo federal. Segundo Heleno, a política executada é "lamentável, para não dizer caótica". "A política indigenista brasileira está completamente dissociada do processo histórico de colonização do nosso país. Precisa ser revista com urgência. (...) É só ir lá ver as comunidades indígenas para ver que essa política é lamentável, para não dizer caótica", disse.
.
O general disse: "Pela primeira vez estamos escutando coisas que nunca escutamos na história do Brasil. Negócio de índio e não-índio? No bairro da Liberdade, em São Paulo, vai ter japonês e não-japonês? Só entra quem é japonês? Como um brasileiro não pode entrar numa terra porque é uma terra indígena?".
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário