sexta-feira, março 21, 2008

48 ANOS DEPOIS, MILITARES VÃO MARCHAR ATÉ BRASÍLIA: FUZILEIROS NAVAIS REVIVEM MARCHA DO RIO A BRASÍLIA.

Um episódio pouco conhecido dos brasileiros será revivido no próximo mês. Em 27 de março de 1960, um contingente de 124 fuzileiros navais, marinheiros e civis marcharam 24 dias do Rio até Brasília para celebrar a inauguração da nova capital, em 21 de abril. Quarenta e oito anos depois, 200 militares da Força de Fuzileiros da Esquadra e 20 de outras unidades da Marinha vão repetir a "Operação Alvorada". A saída será no próximo dia 29 de março, para percorrer 1.168 quilômetros. Desta vez, em comemoração ao bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais.
Durante a marcha a pé, de 22 dias, da Base de Fuzileiros Navais, na Rodovia Washington Luís, no Rio, até a Praça dos Três Poderes, no Planalto Central, fuzileiros e marinheiros vão realizar ações cívico-sociais, como obras de recuperação de escolas municipais em cidades ao longo do trajeto.
- Além de melhorias em escolas, haverá exposições de material empregado pelos fuzileiros navais e apresentações da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. O objetivo é chegar na data de aniversário de Brasília. Vamos reviver um episódio de grande relevância histórica, que nos enche de orgulho - diz o almirante-de-esquadra Álvaro Augusto Dias Monteiro Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.
Marcha deve percorrer 50 quilômetros por dia.
Na primeira marcha em março de 1960, os militares foram seguidos por civis durante trechos do percurso. E a média diária de quilômetros percorridos a pé foi de 50 quilômetros ao dia, que deve ser repetir agora.
Criado em 7 de março de 1808, a partir da Brigada Real de Marinha (por decreto da Rainha Maria I), o Corpo de Fuzileiros Navais está sediado na Fortaleza de São José na Ilha das Cobras, no Centro do Rio. Uma de suas primeiras missões foi a participação na luta contra os franceses em Caiena, na Guiana (entre 1808 e 1809). Hoje, participa de missões de paz da ONU, como no Haiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário