domingo, abril 11, 2010

PPP ESSENCIAIS PARA A RECONSTRUÇÃO DO HAITI

"PPP ESSENCIAIS PARA A RECONSTRUÇÃO DO HAITI” 

Cartagena, Colômbia, 9 de abril: As parcerias público-privadas (PPPs) são essenciais para avançar na reconstrução do Haiti e conseguir a recuperação sustentável do país após o terremoto em janeiro, empresas, governo e líderes da sociedade civil, disse em uma sessão no último dia do Fórum Econômico Mundial na América Latina. 

"A reabilitação do Haiti tem a ver com governança e da criação do Estado de Direito", disse Leonel Fernández, Presidente da República Dominicana. "Para um país ser viável, precisa de instituições, a liderança confiável e um sistema de investimento social. Tudo isso precisa de investimentos pelo setor privado." 

Para reconstruir o Haiti, "temos de ter em conta os princípios democráticos, os valores cristãos e da boa governança", contou Joseph Philippe, fundador da Fonkoze, uma ONG no Haiti. 
"A parceria público-privada deve começar de baixo. As ONGs internacionais, as organizações locais e o governo não estamos trabalhando juntos agora. Precisamos ter um diálogo com a base. Precisamos desenvolver parcerias". 

Os esforços da comunidade internacional na reconstrução do Haiti devem ser mais bem coordenadas, disse Luis A. Moreno, presidente do Inter-American Development Bank. Ele acrescentou que o foco deve ser "para gerar empregos, isso irá resultar no desenvolvimento sustentável do setor privado." José Octávio Reyes, presidente do Grupo da América Latina em The Coca-Cola no México, concordou. 

Em pouco mais de dois meses, a empresa lançou um projeto para garrafa de suco de manga no Haiti projetada para dobrar a renda de 25.000 famílias. 
"Alone sector ninguém pode fazê-lo", explicou Rocha. 

"As ONGs e o setor privado pode acelerar o quadro [de tempo] reconstrução por muitos anos", Lorenzo A. Mendoza, Chief Executive Officer da Empresas Polar, na Venezuela anotado. "Temos de investimentos diretos para o Haiti, onde tem um potencial real. Sinto-me muito entusiasmado com as novas possibilidades para o Haiti." 
O primeiro-ministro John Howard David Thompson, de Barbados perguntou: "Qual é a plataforma que irá apoiar o investimento do sector privado e não Haiti no lugar das estruturas para facilitar o investimento do setor privado novo? Há uma necessidade para nós de reconstruir na terra o governo 
estruturas do Haiti. A questão crítica é o que podemos fazer para garantir que a capacidade administrativa está lá para entregar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário